SEIS PROPOSTAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VÃO AVANÇAR

Registou-se um aumento do número de registos e de votos na edição deste ano, que elegeu seis propostas como vencedoras. Perto de cinco mil cidadãos efetuaram as suas escolhas, que agora serão executadas pela Câmara Municipal.

guimaraes-orcamento-participativo

Seis propostas, cinco no âmbito da sustentabilidade ambiental e uma relacionada com voluntariado e solidariedade, obtiveram uma votação superior a meio milhar de votos, limite mínimo regulamentado para apurar as candidaturas vencedoras na quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Guimarães.

As seis propostas vencedoras pertencem aos cidadãos Maria de Fátima Saldanha Cardoso (“Urbanismo, reabilitação e requalificação urbana”, com 820 votos), Cristina Cunha (“Lúdico-Desportivo”, com 630 votos), José Luís Oliveira Pereira (“Vamos Alegrar o Agrela”, com 614 votos), Inês Isabel Pereira Marques (“Olimpíadas Seniores”, com 601 votos), Adelino Pereira Costinha Névoa (“BatocaPark”, com 587 votos) e Maria Fernanda da Cunha Fernandes Pinto (“Reabilitação do Rio Selho”, com 529 votos).

A proposta “Urbanismo, reabilitação e requalificação urbana”, com um valor estimado de 29 mil euros, tem por objetivo a regeneração do espaço desportivo que se situa no parque de lazer da vila de Brito, recriando um espaço de convívio intergeracional onde se possam promover e dinamizar atividades de carácter desportivo e cultural. Em Serzedelo, o projeto “Lúdico-Desportivo”, orçamentado em 31 mil euros, destina-se à criação de um local vocacionado à prática desportiva, no coração da vila, passando pela requalificação do espaço público.

Com um valor aproximado de 50 mil euros, a proposta “Vamos alegrar o Agrela”, na freguesia de Barco), tem por finalidade reconstruir o açude, limpar e consolidar as margens da bacia do rio Agrela e limpar o terreno envolvente. Já a proposta de solidariedade “Olimpíadas Seniores”, com um orçamento estimado de 50 mil euros, visa todo o território concelhio, com a realização de atividades destinadas a toda a comunidade sénior das diversas instituições de Guimarães.

Em Candoso São Martinho, a o projeto “BatocaPark”, também com um orçamento de 50 mil euros, prevê a requalificação do espaço junto à ponte do Reboto até à Quinta de Queimado, com a criação de um parque desportivo, limpeza das margens do rio e a construção de uma ponte em madeira no final do percurso. Com um valor previsto de 33 mil euros, a proposta de “Reabilitação do Rio Selho” visa a intervenção no curso do rio Selho, na área que atravessa a freguesia, entre o Lugar de Minotes (no limite com Pencelo) e o Lugar das Oliveiras (no limite com Creixomil), num troço de aproximadamente 4 quilómetros, requalificando e limpando as margens do percurso.

Elevada participação no OP2016

Conhecidos os resultados da edição deste ano, seguem-se agora as reuniões preparatórias com os proponentes tendo em vista a implementação destas importantes ideias que foram apresentadas e que valorizam o território de Guimarães. Mais informações sobre as propostas apresentadas podem ser consultadas na plataforma do Orçamento Participativo.

Esta edição do OP foi marcada pelo aumento do número de registos e de votos, sendo que 4.892 cidadãos efetuaram as suas escolhas, elegendo seis propostas, que agora serão executadas pela Câmara Municipal. O processo de votação contou nesta edição com a possibilidade de efetuar a escolha através de SMS, para além das habituais forma de votação presencial (no Balcão Único de Atendimento) e na plataforma online.

Entre 01 de setembro e 06 de outubro, foi possível a todos os cidadãos naturais e residentes no concelho de Guimarães efetuar a sua escolha nas propostas que foram admitidas a votação. Enquadrado nas temáticas do Ambiente e Sustentabilidade e Voluntariado e Solidariedade, foram apresentadas 34 propostas das quais 23 foram admitidas, após análise técnica à fase de votação.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES