“SOMBRAS”: EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA

Do Tribunal ao longo da Muralha, passando pela Alameda de São Dâmaso até ao Toural, a exposição de Dinis Ribeiro “Sombras” está espalhada pela cidade. A mostra foi inaugurada no dia 11 de Agosto, pelas 19h00, embora as esculturas já por ali estivessem há uns dias.

[Foto: João Bastos]

Granito e calcário, combinados com ferro e madeira são os materiais que Dinis Ribeiro usou nestas peças, feitas propositadamente para esta exposição, que chega a Guimarães na sequência de uma série de mostras que Dinis Ribeiro tem feito. O artista apresentou a sua obra na Assembleia da República e pelo Parlamento Europeu, bem como em várias cidades portuguesas. A obra de Dinis Ribeiro, não só pelos materiais, mas também pela técnica, remete para um primitivismo que lembra os primeiros passos da caminhada da Humanidade. É uma arte bruta, grande nas dimensões, pesada, de que podemos gostar ou não, mas a qual não podemos ser indiferentes.

Dinis Ribeiro nasceu em Rendufe, Guimarães, em 1972. Com formação na área da cantaria e da talha, desenvolveu, nos últimos anos, uma vasta atividade artística na área da escultura. Tem arte pública espalhada um pouco por todo o paíse em várias regiões de Espanha e França. Está representado no acervo da Casa-Museu Teixeira Lopes e tem realizado várias exposições em Portugal, nomeadamente em galerias de arte, museus e monumentos nacionais. As obras vão estar na cidade até ao dia 22 de setembro.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?