“TALENTO DESPORTIVO É MUITO MAIS DO QUE TER… TALENTO!”

por José Fidalgo Martins

Professor na empresa Tempo Livre

Guimarães dispõe de um Centro de Deteção de Talento Desportivo que procura captar os talentos desportivos que emergem nas escolas e encaminhá-los para os clubes do concelho. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, o processo de captar talentos não se encerra na simples observação e avaliação das capacidades motoras, neurofisiológicas e psicológicas que permitem antever a esses futuros atletas, a obtenção de elevados rendimentos desportivos.

O ambiente exterior que envolve o atleta é tão decisivo no desenvolvimento de aptidões desportivas de excelência, como as suas capacidades inatas que podem ser observáveis e mensuráveis pelos profissionais das diversas modalidades.

Desta forma, não só é importante proceder à deteção de talentos desportivos, mas também criar as condições propícias de formação e aprendizagem, que permitam efetivar a prática desportiva desses talentos a longo prazo.

A este nível, o clube assume o papel fundamental ao ser o espaço onde os atletas inseridos numa prática desportiva organizada são dotados de ensinamentos especializados que lhes permitem evoluir e responder aos desafios competitivos. A ação dos treinadores torna-se marcante no desenrolar da carreira de um atleta, não só devido à transmissão de aprendizagens específicas das modalidades, mas também aos valores inerentes a essa prática, que independentemente do grau de profissionalismo deve ser encarada com máxima responsabilidade.

Neste contexto, é essencial a ação dos pais, que são o garante do acesso à prática desportiva, muitas vezes através do seu sacrifício e do ajustamento da vida familiar em torno dos jogos e treinos dos seus “craques”, sendo este papel primordial para o sucesso dos jovens atletas. Os pais devem também ser os promotores de uma cultura de rigor e exigência, que complemente e valide os valores formativos dos clubes que acolhem os seus filhos.

Seria por isso desejável que a sociedade se consciencializasse das repercussões que uma prática desportiva de excelência tem na vida pessoal, social e profissional de um jovem, pois mesmo não podendo garantir que um talento desportivo atual se torne num atleta olímpico no futuro, seguramente podemos ambicionar que se torne num melhor ser humano.

PS – Guimarães apresenta uma vitalidade desportiva extraordinária onde jovens associações ganham o seu espaço formando campeões. Um desses exemplos que merece destaque é a jovem equipa de futsal feminino da GTEAM que atualmente disputa o título nacional da modalidade com as maiores potências do país!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?