TRABALHAR COM E PARA AS PESSOAS

por Daniel Oliveira

Presidente da União de Freguesias de Selho S.Lourenço e Gominhães

A experiência de autarca na União de Freguesias de Selho S.Lourenço e Gominhães tem sido extraordinária. Se é verdade que o trabalho é mais exigente nas freguesias de menor dimensão, pela falta de recursos financeiros, também é verdade que a proximidade e a ligação às pessoas é manifestamente maior e muito enriquecedora.

Nesta oportunidade que o jornal Mais Guimarães me proporciona, a quem agradeço, gostava de partilhar duas vertentes do exercício da função de autarca.

Uma tem a ver com a união que resultou da reforma administrativa, pois acompanhei a fusão destas duas freguesias. O resultado é francamente positivo pois foi possível aumentar as sinergias deste território, partilhando serviços e atividades mantendo a identidade e tradições de cada freguesia.

A proximidade social e cultural destas duas freguesias impediu eventuais reações negativas. Mas o mais importante foi, e continua a ser, o tratamento igualitário que a Junta de Freguesia promove em ambas as freguesias.

Trabalhamos com e para todas as pessoas, envolvendo esta comunidade num objetivo comum, que é melhorar a sua qualidade de vida.

Esta união tem potencialidades muito fortes, aliando a atividade industrial, onde o sector do calçado e do têxtil é muito forte, com uma componente rural e de tranquilidade que se torna cada vez mais atrativa. Com uma localização estratégica, ladeada por S.Torcato e por Azurém, estamos na transição da malha urbana que permite acolher novos investimentos e novos residentes.

Esta é a visão estratégica que defendo para o desenvolvimento desta união de freguesias, desde que sejam resolvidos problemas de fundo que nos estão a limitar esse desenvolvimento, nomeadamente ao nível dos acessos e da requalificação do parque industrial.

Mas são os aspetos positivos que quero aqui partilhar. O rio Selho é um dos nossos maiores patrimónios ambientais que nos identifica, tal como o alto de S. João que a todos convido a visitar bem como a Capela da Nossa Senhora do Bom Despacho.

Mas é o património social que quero destacar. As nossas gentes, as nossas associações, os empresários, a paróquia, os movimentos de jovens…Enfim, a nossa terra faz-se das pessoas a quem, diariamente, nos dedicamos com a vontade de resolver os seus principais problemas. A Junta de Freguesia acolhe semanalmente várias atividades, seja ao nível da formação, dos eventos culturais, das manifestações de solidariedades, seja ainda no acompanhamento social das famílias com mais dificuldades.

É esta proximidade que gostamos de valorizar e que permite cumprir como deve ser as competências que se exigem às Juntas de Freguesia.

Pretendemos nos próximos, continuar a desenvolver duas áreas fundamentais, a conservação e requalificação dos espaços públicos e a dinamização socio-cultural.

Queria aproveitar para realçar, que todo este trabalho efectuado ao longo destes 8 anos não teria sido possível sem o apoio de toda a minha equipa.

Termino com um convite aos leitores para visitarem a União de Freguesias de Selho S.Lourenço e Gominhães.

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?