VÁ EMBORA DE UMA VEZ, SRA. MINISTRA!

por ÂNGELA OLIVEIRA

Advogada

Por estes dias fiquei a saber que a culpa da dimensão dos incêndios é de toda a gente: do anterior governo, do sol, do vento, dos madeireiros, dos bombeiros,  do SIRESP, da Portugal Telecom…dos pastores, dos proprietários dos terrenos, do desordenamento florestal, do eucalipto, do verão, do outono, das pessoas em geral, do Mundo…e do São Pedro.

A culpa aqui não fica solteira, tem é pretendentes a mais. Só o Governo não a quer! Nem pensar em assumir a culpa. Culpa de quê afinal? O Governo nao controla a metereologia, não controla a mão criminosa dos incendiários, não tem cunha com o S. Pedro… não tem tutela sobre a protecção civil, sobre a GNR, sobre os bombeiros, sobre o exército…espera, isso tem. Talvez o Governo tenha a responsabilidade de apagar incêndios e,  sei lá…na loucura, até tenha de o fazer protegendo as pessoas que governa, os seus animais e os seus bens?! Talvez seja essa a função do Governo, governar, reger, dirigir, administrar, ter autoridade sobre…

Governar, da expressão latina gubernare, significa, na sua origem, dirigir um navio, aguentar o leme… Alguém tem visto este governo a aguentar o leme? Não percebo nada de náutica, mas neste barco português só os marujos estão a aguentar o barco. Mais, ainda é pedido a quem está em terra que se habitue às circunstâncias, à força da maré… Que palhaçada pegada, não há forma de dizê-lo de uma forma mais educada…

O relatório oficial e independente sobre os incêndios de Pedrógão Grande, coordenado por Xavier Viegas, do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é claro “ Estamos convencidos de que se poderiam ter evitado algumas mortes e muito sofrimento aos feridos se este socorro tivesse sido mais pronto e melhor organizado“, mas logo os nossos responsáveis governamentais manifestaram a falta de vergonha de que padecem.

O secretário de Estado da Administração Interna ainda manda um ralhete às vítimas… “Têm de ser as próprias comunidades a ser proativas e não ficarmos todos à espera que apareçam os nossos bombeiros e aviões para nos resolver os problemas. Temos de nos autoproteger“. Não há palavras para este senhor, e é inacreditável que não tenha sido demitido por António Costa.

 But… then again, what else is new quando o prório Primeiro Ministro diz “ “o país tem de estar consciente que a situação que estamos a viver vai seguramente prolongar-se para os próximos anos”. Obrigada, Sr. Primeiro Ministro de Portugal pelo aviso, a culpa não é sua, o senhor não foi Ministro da Administração interna, gostei bastante do “ Habituem-se”, mais valia dizer “ Só a fé em São Pedro nos salvará”…

A cereja no topo do bolo, o ridículo de ouvir a Sra. Ministra lamuriar-se de que abdicou das suas preciosas férias por causa dos incêndios!!! Tenho a certeza que as pessoas que perderam familiares, casas, carros…estão solidárias consigo, Sra. Ministra, afinal, ter férias é um direito consagrado no Código de Trabalho e todos sabemos que os direitos dos trabalhadores são sagrados…flash news, a senhora não é uma trabalhadora, não tem contrato de trabalho, foi investida de uma função, muito digna por sinal, se a função lhe pesa, faça-nos um favor a todos! Liberte-se e liberte-nos da sua incompetência! Já não se aguenta! Talvez a carta chegue a Garcia, vale a pena tentar…

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?