VITÓRIA JOGA ESTA NOITE O “TUDO OU NADA” NA LIGA EUROPA

Vitória recebe esta noite o Konyaspor na última jornada do grupo da Liga Europa. Para passar, precisa ganhar e esperar por uma ajuda austríaca.

Espera-se uma noite de emoções fortes em Guimarães, na noite desta quinta-feira. O Vitória entra em campo, no D. Afonso Henriques, obrigado a vencer para poder seguir em frente para os dezasseisavos de final da Liga Europa.

Pela frente terá o Konyaspor, equipa turca que também precisa de ganhar para sonhar com o apuramento. O jogo está marcado para as 20h05 e espera-se uma boa casa, com os vitorianos a comparecerem em massa para um dia que poderá ser histórico para a equipa vimaranense, pois desde que o formato da Liga Europa inclui fase de grupos, o Vitória nunca a conseguiu ultrapassar.

As contas não são difíceis de fazer, para seguir em frente o Vitória está obrigado a ganhar ao Konyaspor e esperar que o Marselha perca em casa contra o já apurado (e com o 1.º lugar garantido) FC Salzburg.

A tarefa não é fácil, mas a favor da equipa vitoriana está a boa prestação caseira nesta edição da prova. Foi no D. Afonso Henriques que o Vitória somou os seus quatro pontos, fruto de um empate na ronda inaugural contra o FC Salzburg e uma vitória categórica contra o Marselha por 1-0, com um golo do peruano Hurtado. O maior obstáculo para as aspirações da equipa de Pedro Martins poderá estar em França e no facto do Vitória precisar de uma derrota do Marselha. Ora, os franceses ainda não perderam em casa (venceram os dois jogos: 1-0 contra o Konyaspor e 2-1 contra o Vitória), e o FC Salzburg poderá aproveitar para descansar jogadores a pensar na caminhada interna rumo a novo título de campeão austríaco, uma vez que este jogo em nada alterará a sua posição no grupo.

Visitas turcas são de má memória

O Vitória procura inverter uma tendência nada favorável: perder em casa contra equipas turcas.

Na época de 1990/91 registou-se o primeiro duelo, na altura contra o Fenerbahçe, com os visitantes a vencerem por 2-3. Yetkiner, Kocaman e Fadil Vokrri fora os autores dos golos turcos, enquanto Soeiro e Basaúla reduziram para os vitorianos. Duas semanas antes, na primeira mão, o Vitória também tinha perdido por 3-0, na Turquia.

Mais recentemente, no primeiro ano em que a Liga Europa se disputou com fase de grupos, o Vitória perdeu por 1-3 contra o Besiktas, com golos de Toraman (2) e Youla para os turcos e de Saganowski para o Vitória. Na altura as duas equipas acabaram por ficar de fora da próxima fase. O grupo foi vencido pelo Sevilha, que viria a ganhar a segunda competição mais importante a nível de clubes, na Europa.

No total o Vitória jogou cinco vezes contra turcos, tendo perdido todos eles. Na quinta, espera-se que a história não se repita.

Konyaspor em dificuldades na Liga

O adversário do Vitória chega a Guimarães na ressaca de uma derrota pesada, em casa, contra o Bursaspor.

A equipa orientada por Mehmet Ozdilek perdeu por 0-3 e somou o 4.º jogo consecutivo sem vencer no campeonato. Ao fim de 14 jornadas o Konyaspor soma apenas 11 pontos, ocupando o 16.º lugar, dentro dos lugares que dão acesso ao segundo escalão turco.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?