10 Locais de Guimarães para visitar na Primavera

A Primavera começou este sábado, dia 20 de Março pelas 09h37, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Camélias Park Flavius – S. Torcato

© Direitos Reservados

São mais de trinta variedades, entre elas uma planta única, as camélias, desenvolvidas por António Assunção. Há dez anos se dedica ao estudo e cultivo da flor. Um gosto que já vem de longe. António Assunção conta com mais de 2.300 camélias no jardim e mais de uma centena de espécies. Chegam da China, Vietname, Japão, Taiwan, em várias cores, padrões, feitios e tamanhos.

Parque do Lago, São Torcato

© Direitos Reservados

Bem no centro de São Torcato, ao fundo da Basílica, há um parque onde as horas se podem estender entre apreciar o lago, fazer refeições, caminhar ou apenas descansar. E claro, também se pode deixar maravilhar pela Basílica de São Torcato.

Casa de Sezim

© Direitos Reservados

A Casa de Sezim pertence à mesma família desde 1376. A casa convida à descoberta de outras eras, misturando-se a arte de bem receber e a história de uma família com o conforto e o prazer de saborear a paz do campo. A beleza da casa, a monumentalidade da fachada e a coleção de papéis panorâmicos da primeira metade do século XIX, têm sido, tema de estudo internacional.

A Casa recuperada para turismo de habitação partilha com os hóspedes atividades integradas na fértil exploração agrícola, celebrando a cultura do vinho. Junto aos belos jardins, existe hoje, na quinta uma nova adega onde as uvas são sujeitas às tecnologias inovadoras e transformadas num excelente vinho Verde.

Parque dos 3 Moinhos, em Castelões

© Direitos Reservados

Em Castelões, foi criada uma zona de lazer, nas margens do rio Ave, na zona dos três moinhos, num espaço onde existem as denominadas “lagoas” ali conhecidas como “charcas”.

Jardim da Pousada de Santa Marinha da Costa

© Direitos Reservados

Cerca é nome dado ao Jardim da Pousada de Santa Marinha da Costa. Ao jardim foi dado o nome de Cerca por ser um espaço fechado, murado. Era um local de recreio e meditação. Localizado na freguesia da Costa, na encosta da Penha, em Guimarães, apesar de pertencer à Pousada, este é um jardim público, aberto todo o ano e que pode ser visitado por qualquer pessoa, independente de ser ou não hóspede da Pousada.

Para além do jardim geométrico, o espaço contempla também pomar, horta, tanques, mata de carvalhos e castanheiros. A partir daqui tem também acesso a uma vista panorâmica privilegiada sobre a cidade de Guimarães.

Jardim do Palácio Vila Flor

© Direitos Reservados

O Palácio Vila Flor é rodeado por magníficos jardins com uma vista privilegiada sobre a cidade de Guimarães. Da Quinta Vila Flor, complexo datado do século XVIII, mantiveram-se intactos os jardins de buxo, que se desdobram em socalcos fronteiros à fachada norte do Palácio, e que são, segundo vários compêndios de história e arquitetura, representativos dos terraços senhoriais da época.

Os jardins desenvolvem-se em três tabuleiros: o primeiro terraço está dividido em canteiros bordejados de buxo anão e plantados com arbustos, em particular camélias, além de variadas espécies herbáceas, em volta de um monumental chafariz dentro de um tanque circular. O terraço intermédio, também ajardinado, tem um tanque à volta do qual se abrem canteiros com velhas japoneiras.

Parque da Ínsua, em Ponte

© Direitos Reservados

O Parque da Ínsua tem cerca de 4,3 hectares e localiza-se numa das margens que ladeia o Rio Ave, na Vila de Ponte. Foi criado com intuito de garantir o enquadramento paisagístico do espaço verde com a área envolvente de forma a amenizar os impactes produzidos no local

O Parque oferece um extenso jardim pronto para afagar mantas estendidas. De olhos postos no rio, o parque conta ainda com diversões para os mais novos e um trilho para correr ou caminhar.

Parque de Lazer das Taipas

© Direitos Reservados

O Parque de Lazer das Taipas situa-se em plena zona verde, na margem do Rio Ave, no fim da Alameda Rosas Guimarães. O parque de lazer tem ao dispor dos seus utentes vários percursos pedestres.

O Parque de Lazer conta ainda com um parque infantil, dois courts de ténis e um ringue, destacando-se igualmente pelas suas zonas de sombra e frescura.

Serra da Penha

© Direitos Reservados

No centro histórico de Guimarães avista-se uma bonita Serra, também conhecida por Monte de Santa Catarina, o ponto mais elevado da área urbana desta cidade, de onde se tem um panorama maravilhoso.

A Serra da Penha possui Parque de Campismo, um Centro Equestre, um Campo de Mini-Golfe, Parque de Merendas, passeios em Comboio Turístico e Percursos Pedestres.

Um dos locais mais atrativos é o Santuário da Senhora da Penha, um importante ponto de peregrinação, construído na década de 1930 e inaugurado em 1947, de acordo com o projecto do arquiteto Marques da Silva.

Parque de Lazer do Ardão – Silvares

© Direitos Reservados

Com cerca de 10 hectares, o Parque do Ardão é o segundo maior parque de Guimarães. O parque de lazer de Ardão situação nas margens do Rio Ave e contempla um circuito pedreste, um bosque e ainda um carvalhal.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?