140º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães comemora, este mês de março, o seu 140º aniversário. Estão diversas iniciativas programadas e as celebrações, que iniciaram no dia 04, terminam no dia 19, com mais atividades agendadas.

No sábado, dia 11, realizou-se um simulacro no Hotel do Toural, envolvendo toda a área adjacente, numa alusão ao incêndio que lá deflagrou a 04 de junho de 1869. De acordo com o Resumo Histórico da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, “é depois do incêndio no Toural que se desenvolve na cidade a ideia de criar uma Corporação de Bombeiros “. Assim, a associação vimaranense, em articulação com a autarquia e com a Proteção Civil, reproduziu um teatro de operações idêntico ao que ocorreu há mais de cem anos atrás. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, referiu que para este simulacro foram enviados 50 elementos, acompanhados por 11 viaturas, acrescentando que “esta simulação é mais difícil que um incêndio porque pressupõe uma preparação anterior, enquanto num incêndio isso já não existe”. A preparação foi feita com “uma equipa muito vasta”, afirmou o comandante, uma vez que se assinalam os 140 anos da corporação. Esta data “histórica” implicou uma reprodução em vídeo, através de filmagens no local, que “obrigaram” a uma sincronização entre bombeiros e profissionais.

Para assinalar o aniversário dos Bombeiros este domingo, dia 19, pelas 09h00 inicia-se com o hastear das bandeiras no quartel, e posteriormente às 10h00 haverá um desfile desde o quartel até ao largo do Toural. Pelas 10h30 uma missa presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, solenizada pelo Orfeão de Guimarães e transmitida pela RTP2 no largo do toural. Mais tarde, às 11h45 homenagem aos Bombeiros e tributo aos fundadores no monumento do bombeiro em frente ao quartel. Cerca das 12h45 vai haver uma bênção à nova viatura de incêndio, e ,por fim, pelas 19h00 a cerimónia termina com arrear das bandeiras.

Foto: Mais Guimarães

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?