18 DE NOVEMBRO É O DIA EUROPEU DO ANTIBIÓTICO

A utilização incorreta dos antibióticos torna o seu efeito menos eficaz e a auto medicação carrega consigo vários riscos para a saúde, sendo esta data aproveitada para se fazer uma chamada de atenção por parte dos profissionais de saúde para esses malefícios. Os profissionais são responsáveis por apelar ao uso consciente dos antibióticos e devem prescrevê-los só em caso de real necessidade.

Este dia é uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control, à qual Portugal adere todos os anos, disponibilizando materiais informativos alusivos a esta temática aos profissionais e aos cidadãos e realizando jornadas, colóquios e sessões de esclarecimento, entre outros.

Existem vários mitos e crenças que têm levado ao uso indiscriminado de antibióticos. Metade dos europeus julga erradamente que os antibióticos combatem gripes e constipações e um terço dos europeus não sabe que os antibióticos podem ter efeitos secundários. A verdade é que o uso racional de antibióticos pode ajudar a travar o aumento da resistência bacteriana, assim como a manter a eficácia do uso de antibióticos em futuras gerações.

Fonte: Calendarr

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?