24 de junho: Presidente da República volta a faltar

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na quinta-feira, dia 18, as homenagens a realizar no 24 de junho. Este ano serão homenageados os profissionais de saúde, os voluntários, instituições e particulares, que ajudaram no combate ao surto de Covid-19 e os profissionais dos serviços essenciais.

Serão depositários destes prémios, no caso dos profissionais de saúde, o Hospital Senhora da Oliveira, nos outros dois o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. As comemorações do 24 de junho, dia em que se celebram os 892 sobre a Batalha de São Mamede, decorrerão de acordo com as recomendações da DGS. Domingos Bragança explicou, na Reunião de Câmara, as limitações a que a organização se viu constrangida para limitar o número de pessoas presentes a 20.

Presentes estarão o presidente do conselho de administração do HSOG, o presidente da Assembleia Municipal (AM) em representação do orgão, os vereadores do executivo municipal e os deputados à Assembleia da República de Guimarães.  A deputada de Guimarães Mariana Silva, embora eleita pelo círculo de Lisboa, estará presente nesta cerimónia, assegurando também a representação do grupo parlamentar. De fora deste convite ficam os deputados do PPM e do MPT eleitos para a AM.

O presidente volta a faltar em 2020

Quem fica de fora, embora não por falta de convite, é o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Domingos Bragança explicou que no ano transacto o presidente não veio a Guimarães porque a sua agenda só lhe permitia permanecer durante meia-hora. A intenção da Câmara de Guimarães é ter o presidente na cidade durante todo o dia, ou pelo menos durante a tarde, afirmou Domingos Bragança. Este ano tudo estaria bem encaminhado, até ao recente acréscimo de casos em Lisboa que levou, inclusivamente a que o 10 de junho, dia de Portugal, fosse comemorado com muita contenção.

Domingos Bragança, anunciou, por ocasião da reunião que “em principio será a ministra da Cultura” que representará o governo nas comemorações do 24 de julho.

André Coelho Lima felicitou a escolha dos homenageados deste ano, “pela justiça da opção tomada”.

Programa do 24 de junho:

10h00 – Hastear da bandeira

Largo Cónego José Maria Gomes

10h30 – Missa solene na igreja da Oliveira

12h00 – Inauguração da requalificação da Escola Básica de Fafião

17h00 – “Aqui viveu Portugal”

Visita guiada e encenada da igreja da Oliveira ao Paço dos Duques

18h00 – Sessão solene com aposição de medalhas aos homenageados

Pátio do Paço dos Duques de Bragança

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?