50 mil pessoas subiram ao Santuário da Penha

Este domingo, 11 de setembro, a tradição voltou a cumprir-se. Cerca de cinco quilómetros depois da saída da Colegiada de Oliveira, a Nossa Senhora da Penha voltou a ser transportada em ombros até ao Santuário da Penha.

© Mais Guimarães

A maior manifestação de fé da região reuniu milhares de pessoas, com a participação de todas as 77 paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela.

Pelas 10h30, fanfarras e dezenas de escuteiros abriam caminho pelas escadas do santuário para a passagem dos peregrinos que, após a tradicional volta ao monumento, tomaram os seus lugares para o início da celebração.

Pelas 11h00, teve início a eucaristia campal da 129.ª Grande Peregrinação Anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela à Penha foi presidida por D. José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga.

No total, estima-se que 50 mil pessoas tenham subido à Montanha da Penha, tanto para assistir aos momentos religiosos, como para bons momentos de convívio, animação e gastronomia regional.

O número é avançado por Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha, que acrescenta que o balanço desta 129.ª edição foi “extremamente positivo”.

“Mais uma vez demos uma imagem da Penha e de Guimarães que ficará nos registos televisivos e na memória de quem os viu”, refere o responsável, elencando que a transmissão em direto através da TVI permitiu que a cerimónia chegasse a um número maior de pessoas, aumentando assim o “desejo em conhecer a Penha”.

As longas filas no teleférico, para subir e descer a Monta da Penha, comprovam a “excelente adesão” registada.

A tarde de domingo ficou marcada pelos espetáculos musicais do Grupo Folclórico Ceifeiras de Gondar e José Luís Piloto. Tratou-se da última iniciativa do “Verão é na Penha”, que animou os fins de semana de verão, e que chegou agora ao fim.

“A Penha é sempre um centro muito atrativo, que confluiu muita gente, não só neste domingo, como em todos. É atrativo pela beleza, pela frescura, pelos espetáculos e por toda a sua envolvência”, disse Roriz Mendes.

No próximo fim de semana está prevista uma “nova enchente” com o Penha Clássicos, uma exposição de carros e motos clássicas que contará com vários clubes da região, bem como coleções particulares.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?