Ciência Viva está de volta

De 15 de julho a 15 de setembro o Curtir Ciência promove oficinas para animar o verão em Guimarães

A 24.ª edição da Ciência Viva no Verão é uma edição especial que destaca o projecto Circuitos Ciência Viva, cujo lema é “Deixe-se guiar pela curiosidade!”. São mais de 200 acções por todo o país, organizadas por Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães preparou um conjunto de oficinas para miúdos e graúdos. Brincar aos paleontólogos, fazer sabão artesanal, descobrir o centro histórico de Guimarães através da Ciência em dois “peddy-papers” desafiantes e observar os planetas e as estrelas com telescópio no magnífico cenário da montanha da Penha – são propostas para o que falta do mês de julho.

Para participar nas sessões é necessário efectuar uma inscrição prévia no portal Ciência Viva.

As oficinas do mês de julho são:

Dias 18 E 25 | 10H00

À DESCOBERTA DE GUIMARÃES – PEDDY-PAPER CIENTÍFICO

Eis o desafio: seguir as perguntas e enigmas e partir à descoberta do Centro Histórico de Guimarães através da Ciência. Cada participante recebe, no ponto de partida, um mapa com o percurso e com a lista de locais que fazem parte do percurso. O objetivo é realizar as tarefas de forma correcta e no mais curto espaço de tempo.

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do Centro Ciência Viva de Guimarães.

DURAÇÃO: 2H00

IDADE MÍNIMA: 6 anos

DIA 18 | 16H00

A QUÍMICA DAS CORES

Desde a pré-história que os pigmentos naturais são usados para dar cor a diversas atividades humanas. Esta atividade explora a química das cores através da extração dos pigmentos de produtos naturais que serão usados em pinturas. São também exploradas técnicas de cromatografia.

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do Centro Ciência Viva de Guimarães.

IDADE MÍNIMA: 3 anos

DURAÇÃO: 1H00

DIA 22 | 16H00

CIÊNCIA NO JARDIM – SHOW DE CIÊNCIA

O nome diz tudo: uma oficina que parece um espetáculo e que desperta nas crianças a curiosidade científica e pela descoberta. Este “show” decorre no magnífico Jardim do Museu de Alberto Sampaio e inclui várias experiências divertidas: um secador que dispara bolas de pingue-pongue, uma garrafa que parece mágica e muitas outras.

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do Museu de Alberto Sampaio

IDADE MÍNIMA: 3 anos

DURAÇÃO: 1H00

 

DIA 25 | 10H00

MEMÓRIAS DA ILHA DO SABÃO – PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL

O sabão não existe na natureza, mas pode resultar de uma reação química envolvendo substâncias naturais. Na Ilha do Sabão, no centro da cidade de Guimarães, produzia-se sabão a partir das gorduras obtidas no processo de produção do couro. Esse processo está na base desta oficina que inclui a classificação de amostras de sabão quanto ao seu pH.

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do Centro Ciência Viva de Guimarães.

IDADE MÍNIMA: 10 anos

DURAÇÃO:1H00

 

DIA 29 | 16H00

CIÊNCIA NO JARDIM – JOVENS PALEONTÓLOGOS

Uma viagem ao passado. Uma viagem divertida para explorar a paleontologia. Como se formam os fósseis? Como desapareceram os dinossauros? No final cada participante pode levar para casa um modelo de fóssil criado durante a atividade.

PONTO DE ENCONTRO: Largo da Oliveira | Centro Histórico de Guimarães)

IDADE MÍNIMA: 6 anos

DURAÇÃO: 1H00

 

DIA 31 | 22H00, 22H30, 23H00

LUAR SOBRE A MONTANHA – ASTRONOMIA

Três curtas sessões de observação da Lua, Júpiter e Saturno com recurso a telescópio, no magnífico espaço da Montanha da Penha.

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do Penha – Centro Escutista de Guimarães.

IDADE MÍNIMA: 6 anos

DURAÇÃO: 30m cada sessão

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?