Publicação está disponível online e estabelece um paralelo com a atual situação epidemiológica.

“A Gripe Espanhola de 1918” é o título da mais recente publicação da Casa de Sarmento e já se encontra disponível online para consulta gratuita. O livro resulta de um encontro científico internacional, promovido pela Casa de Sarmento (Unidade Diferenciada da UMinho), que se realizou em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, entre 25 e 26 de outubro de 2018, em colaboração com a Associação de Demografia Histórica (ADEH), a Associação Portuguesa de Demografia (APD) e o Grupo de Populações e Saúde do CITCEM, com o apoio do Município de Guimarães.
Das jornadas, em que participaram trinta e cinco investigadores, congregando diversas perspetivas, desde a Demografia à História da Saúde, resultou esta publicação, que reúne dezasseis trabalhos que se repartem, fundamentalmente, por três áreas: perspetivas globais sobre a gripe e outras pandemias, estudos de caráter regional e impactos socioculturais da pandemia. Este conjunto de estudos é um importante contributo para conhecer melhor uma realidade que só há muito pouco tempo tem acolhido o interesse da comunidade científica e que tem óbvio paralelo com a grave situação epidemiológica que vivemos nos dias de hoje.
Segundo o resumo da publicação, estão compilados no livro um “conjunto de estudos é um importante contributo para conhecer melhor uma realidade que só há muito pouco tempo tem acolhido o interesse da comunidade científica e que tem óbvio paralelo com a grave situação epidemiológica que vivemos nos dias de hoje”.
A publicação pode ser consultada na página da Casa de Sarmento https://www.csarmento.uminho.pt/casa-de-sarmento-lanca-livro-sobre-a-gripe-espanhola-1918/ ou no RepositoriUM http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/64699