A QUEDA DA ACIG – PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Por Eliseu Sampaio.

Na última semana elenquei aqui alguns dos motivos que deviam levar os vimaranenses a importarem-se muito com o desaparecimento da ACIG. A Associação Comercial e Industrial de Guimarães, que teve um passado honroso ao longo dos seus mais de 150 anos e que, haja vontade, poderá voltar a desempenhar um papel objetivamente determinante na afirmação desta cidade e deste concelho.

Consequência de uma inadaptação aos novos tempos, a novas necessidades dos seus associados, a ACIG viu, nos últimos anos, surgirem outras associações que procuraram responder a um descontentamento emergente e a carências muito particulares de determinadas atividades.

Surgiram, neste contexto: A Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG); A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), e a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG). Consequência, mas não determinante para o desfecho a que assistimos, a atividade da ACIG ficou mais limitada e até fragilizada.

Respondendo a questões muito particulares de algumas das atividades económicas, e que ocorrem sobretudo na cidade, também estas novas associações ficaram reféns da sua dimensão, algo que não terá sido devidamente equacionado e que, as necessidades que levaram às suas fundações, não terão, na altura, permitido perceber. Mas há, a meu ver, solução para todos estes males. Há sempre uma solução!

Porque não se juntam estas associações, podendo manter as suas particularidades, e constroem uma solução que permita recuperar a ACIG, devolvendo-lhe a sua dignidade, e a força que lhe possibilite responder a necessidades particulares e universais dos empresários vimaranenses?

Uma solução que me parece óbvia e urgente, em que as novas associações tenham representação num Conselho de Administração da ACIG, de modo a que vejam considerados e defendidos os seus interesses, é a solução que aponto para que a ACIG não morra agora, e aqui. E para que não digamos, mais à frente, que assistimos a tudo e nada fizemos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?