A Romaria Grande do “Santinho do Povo” promete animar São Torcato

A Vila de São Torcato voltará a ser o epicentro das atenções, entre os próximos dias 1 e 3 de julho. Depois de dois anos de interregno – fruto das implicações causadas pela pandemia -, a Romaria Grande regressa na sua plenitude para assinalar a trasladação do Corpo do Santo, ocorrida a 4 de julho de 1852, do velho Mosteiro para o então Santuário e agora Basílica de São Torcato.

“É um regresso muito importante depois de uma paragem de dois anos que alterou completamente o dia-a-dia das pessoas e a forma com elas interagiam”, as palavras são de Alberto Martins. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, o regresso da Romaria Grande irá “permitir um pouco da normalidade que existia antes da pandemia”. Em declarações ao Mais Guimarães, o autarca afirmou que este momento “significa muito para os torcatenses”, pois, diz tratar-se da “sua maior festa, da sua maior expressão em termos populares”, vincou.

O presidente da Junta de Freguesia afirmou ainda que este ano “será um grande regresso” e que, o “apelativo cartaz” servirá, em simultâneo, como um cartão de visita para que as pessoas possam “visitar a Vila, disfrutar dos seus monumentos e de tudo aquilo que São Torcato tem para oferecer”. Por fim, Alberto Martins elencou os três momentos que, no seu entender, serão o grande destaque da Romaria Grande de São Torcato de 2022. Em primeiro lugar, o regresso ao cartaz “iminentemente popular que será abrilhantado com os dois grandes grupos folclóricos de São Torcato”; a atuação de Quim Barreiros agendada para o dia 2 de julho, às 22h00; e por fim, a majestosa procissão de domingo à tarde que, para além dos seus carros alegóricos já muito conhecidos, irá trazer um “colorido único à Vila de São Torcato, sendo uma das maiores procissões de todo o Minho”.

A festa em honra de São Torcato, agendada para o próximo fim de semana, conta com um extenso e variado programa repleto de atividades e manifestações de cariz religioso que iá preencher as ruas da Vila nos dias 1,2 e 3 de julho.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?