A VIMARANENSE ROSA GUIMARÃES SERÁ A NÚMERO DOIS DA CDU PELO DISTRITO DE BRAGA

A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresentou hoje, segunda-feira, dia 29 de julho, os seus candidatos pela lista do distrito de Braga às legislativas de 06 outubro.

Na apresentação, na sede do PCP, estiveram presentes o mandatário da candidatura da CDU, João Almeida Salgado, professor, com 54 anos, membro da Concelhia de Guimarães, ex-deputado da Assembleia Municipal de Guimarães e das assembleias de freguesia de S. Paio e S. Sebastião e Oliveira do Castelo, a deputada Carla Cruz, única deputada eleita pela CDU no distrito nas últimas legislativas e a número dois das listas da CDU pelo círculo de Braga, Rosa Guimarães, 49 anos, professora e membro da Comissão Concelhia de Setor da Educação da Organização Regional de Braga do PCP.

A lista do CDU é composta por cinco elementos de Guimarães, além da número dois pelo círculo distrital: Inês Rodrigues, 18 anos, estudante; Catarina Marques, 37 anos, enfermeira; Joaquim Daniel Rodrigues, 47 anos, operário químico; Benvinda Machado, 40 anos, técnica de recursos humanos; Pedro Ribeiro, 33 anos, engenheiro civil.

Para Rosa Guimarães “ser candidato da CDU é para dar voz aos que nunca ou poucas vezes têm voz.” A candidata salientou o papel do PCP na “definição de uma nova fase na vida política nacional,” referindo-se ao quadro político em que o governo do PS tem sido apoiado pelo PCP no parlamento. De uma forma realista, a candidata vimaranense referiu-se à necessidade de eleger Carla Cruz, porém, o mandatário da candidatura, refere como “desejo” a vontade de eleger dois a três deputados. Isto num distrito que faz eleger 19 deputados e onde a CDU, tradicionalmente, elege apenas um.

Rosa Guimarães, na sua intervenção, lembrou o trabalho realizado pela deputada Carla Cruz durante o último mandato: 308 requerimentos e perguntas sobre o distrito de Braga e 26 Projetos de Lei e de Resolução. A candidata particularizou em questões como a urgência do Hospital de Guimarães, a dívida aos enfermeiros, a falta de camas no hospital, sobre o reforço de verbas para o IPCA, sobre as obras de requalificação urgentes no Agrupamento de Escolas Santos Simões, as dotações orçamentais para o bairro da Emboladoura, as descargas poluentes no rio Selho, a falta de recursos no Tribunal de Guimarães, sobre atrasos em cirurgias prioritárias e situações de despedimentos. “Do maior ao mais pequeno, ninguém fica sem a atenção da deputada da CDU,” conclui Rosa Guimarães.

Carla Cruz, referindo-se às políticas do governo, chama à atenção para que “todos os avanços alcançados foram propostos ou tiveram o voto decisivo da CDU.”

O mandatário da candidatura, João Salgado Almeida, desvaloriza o facto de não haver nenhum militante do Partido Ecologista os Verdes (PEV) de Guimarães na lista da CDU. A candidata natural do PEV seria Mariana Silva que concorre pelo círculo de Lisboa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?