AAUMinho celebrou comunidade LGBTQIAP+
Iniciativas decorreram na cidade de Braga, no Campus de Gualtar, no Campus de Azurém e, ainda, nas redes sociais da AAUMinho.
Ao longo do mês de junho, mês de celebração do Pride Month, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) dinamizou diversas atividades com o intuito de sensibilizar e consciencializar para as atuais questões da sociedade. As iniciativas decorreram na cidade de Braga, no Campus de Gualtar, no Campus de Azurém e, ainda, nas redes sociais da AAUMinho.
A participação na XI Marcha pelos direitos LGBTQIAP+ sob organização da Braga Fora do Armário, em Braga, e a Campanha Safe Sex, que consistiu na distribuição de preservativos, aconteceram logo no início do mês, a 3 de junho.
O Academia à Conversa, cujo tema passou por “A Realidade da Comunidade LGBTQIAP+ na UMinho”, decorreu, dia 21 de junho, no Campus de Gualtar. O principal objetivo passou pela “auscultação dos estudantes da comunidade LGBTQIAP+ com o propósito de identificar boas práticas e soluções que a AAUMinho possa procurar implementar em relação aos temas debatidos”.
Durante todo o mês, no Campus de Gualtar e no Campus de Azurém esteve presente a Exposição “O Que Eu Sou Cabe A Mim Decidir”. Para além disso, nas redes sociais da AAUMinho ocorreram iniciativas como “A Literatura Que Combate Ao Teu Lado”, onde foram partilhadas sugestões de livros com temas relativos à comunidade LGBTQIAP+ e foi ainda dinamizado um Quiz: Bandeiras da Comunidade LGBTQIAP+, com perguntas relativas às diversas bandeiras da comunidade.
A diretora de Sociedade da AAUMinho, Mariana Albernaz, afirma que, apesar da atividade ter um balanço positivo, “não foi de encontro com as nossas expectativas, principalmente no que toca à adesão”. No entanto, destaca a importância do desenvolvimento de atividades deste âmbito, de modo a ser possível “ensinar e advertir as pessoas para a temática, para que fiquem por dentro das questões”. “A falta de conhecimento é o principal problema para este tipo de questões pois proporciona ações homofóbicas e de desinteresse para com a comunidade LGBTQIAP+”, salienta.
No que concerne ao futuro, a Associação Académica da Universidade do Minho pretende continuar a explorar alguns dos assuntos abordados no Academia à Conversa de modo a, tal como refere Mariana Albernaz, “potenciar a melhor inclusão da comunidade LGBTQIAP+ na Universidade do Minho”, continuando uma auscultação ativa junto dos estudantes.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 7, 2024
Este domingo, 6 de outubro, quatro atletas de Guimarães marcaram presença na décima edição do Ironman Calella, em Barcelona, que reuniu atletas de 80 países.
Outubro 7, 2024
O concelho de Guimarães passa a contar com o Vitrusbus para um serviço de transporte flexível que vem complementar a rede existente.
Outubro 7, 2024
O Vitória SC continua a fortalecer a sua equipa de atletismo, com a mais recente adição de Miguel Vieira, um atleta de 28 anos com experiência e ambição de levar o clube a novos patamares.