Abertura da Escola Hotel prevista para o ano letivo 2022-23

Com formação ao nível das licenciaturas, dos mestrados e da formação contínua, a atual presidente do IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, perspetiva ter, num futuro próximo, cerca de 1000 estudantes em Guimarães, só nesta escola, mais os cerca de 500 alunos que estão no polo no Avepark, em Barco, em cursos técnicos superiores.

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, afirmou ao Mais Guimarães que espera abrir a Escola Hotel na cidade berço, localizada na antiga Quinta do Costeado, dentro de 02 anos. “Penso que o concurso estará para ser lançado e nessa altura estaremos em condições de fazer uma inauguração da Escola-Hotel”, disse a vimaranense, acrescentando que as expectativas nesta área são altas “apesar do turismo estar atualmente em baixa, devido aos impactos da pandemia da covid-19.”

Para a responsável, a área o turismo está muito carente de técnicos, de pessoas formadas e qualificadas, e aponta para as componentes inovadoras desta nova escola: “queremos, em Guimarães, fazer um projeto de alguma forma inovador, uma Escola-Hotel. No momento de desenhar este projeto, fomos colher muitas opiniões e o saber nas melhores escolas de hotelaria do mundo. Fomos a Hong Kong ou à Suíça ver os o que de melhor lá se faz e para importarmos algumas ideias e termos um modelo pedagógico diferenciador. Queremos incluir, por exemplo, laboratórios de inovação alimentar. Temos um projeto muito bem desenhado que vai, naturalmente, ser bem acolhido em Guimarães”, disse Maria José Fernandes.

Recorde-se que a Quinta do Costeado, localizada na Cruz de Pedra, em Creixomil, foi adquirira pelo município de Guimarães, em maio de 2018, por um milhão e 100 mil euros.




IPCA abre mais de mil vagas para o ano letivo de 2020-2021

As vagas distribuem-se por 14 cursos de licenciatura, das quatro escolas. A Escola Superior de Gestão é uma das cinco unidades orgânicas de ensino e investigação do IPCA e oferece vagas nos cursos de Contabilidade; Finanças; Fiscalidade; Gestão de Empresas; Gestão Pública e Solicitadoria.

A Escola Superior de Tecnologia, centrada na área das engenharias, criou em 2018 o centro de I&D em Inteligência Artificial Aplicada (2AI-Lab) abre vagas para os cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais; Engenharia e Gestão Industrial; Engenharia Informática Médica e Engenharia de Sistemas Informáticos. A Escola Superior de Design dotada de salas de aula, oficinas e laboratório tecnológico, oferece vagas nos cursos de Design Industrial e Design Gráfico. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo e oferece vagas para o curso de Gestão de Atividades Turísticas.

O IPCA oferece também vagas no âmbito dos concursos especiais, destinados aos maiores de 23, titulares de cursos das vias profissionalizantes, titulares de cursos Técnicos Superiores Profissionais e titulares e outros cursos superiores.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?