Abril é também em Guimarães o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

Iniciativa arranca dia 05 de abril, sexta-feira, às 10h00, com a colocação do Laço Azul na Câmara Municipal de Guimarães.

© CMG

A Câmara Municipal de Guimarães e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães junta-se à iniciativa através da Campanha Laço Azul. Em colaboração com outras entidades locais ligadas à Infância e Juventude, serão realizadas diversas atividades de sensibilização e prevenção.

Durante todo o mês de abril, será realizada a campanha “Serei o que me deres … que seja AMOR”, visando sensibilizar a população para a prevenção dos maus-tratos na infância.

A programação inclui:

5 de abril – 10h00: Colocação do Laço Azul no edifício da Câmara Municipal de Guimarães, com participação da Cercigui, do Infantário Nuno Simões, do Patronato de S. Sebastião, e atividades como pinturas faciais e animação musical;

12, 19 e 26 de abril: Operação “Stop aos Maus-Tratos”, com a colaboração de escolas, GNR e PSP, distribuindo fitas azuis e panfletos explicativos aos automobilistas;

30 de abril – Agrupamento de Escolas Virgínia de Moura: Dia dedicado à Campanha do Laço Azul, com a presença do presidente da Câmara e um programa especial de sensibilização para a prevenção dos Maus-Tratos na Infância, incluindo a construção de um laço humano com alunos, professores e técnicos do Agrupamento.

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus tratos, de forma brutal.

E porquê azul? Porque “apesar do azul ser uma cor bonita”, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES