Desde 2006 que o Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho dedica uma semana da época natalícia, à adaptação de brinquedos eletrónicos, para que possam ser usados por crianças com necessidades especiais.
A SALUSLIVE, os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, a botnroll.com, a Sociedade Martins Sarmento e o Grupo de Robótica da Universidade do Minho, levam a cabo uma iniciativa de recolha de brinquedos eletrónicos usados ou novos, os quais são depois adaptados para poderem ser usados por crianças com necessidades especiais.
A adaptação de brinquedos decorre no laboratório de robótica da Universidade do Minho entre os dias 9 e 19 de Dezembro, mas no dia 14 a adaptação dos brinquedos decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, num dia aberto ao público, para que a comunidade local possa visitar os trabalhos de adaptação que são realizados nestes brinquedos.
Os trabalhos são realizados por alunos e docentes do Departamento de Eletrónica Industrial, e os brinquedos serão posteriormente entregues em instituições que acolhem as crianças especiais, em várias cidades do Minho.
Apesar de a adaptação ser diferente em cada brinquedo, o grau de complexidade poderá ser maior ou menor e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas. Mas estes factos não demovem os alunos e docentes, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa.
A comunidade poderá visitar os trabalhos de adaptação realizados, dia 14, na Sociedade Martins Sarmento das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Fotos: DR

