AÇÃO PARA LIVRAR A RIBEIRA DA CANHOTA DE ESPÉCIES INVASORAS NO SÁBADO

Uma ação de remoção de algumas plantas infestantes e do lagostim-vermelho terá lugar em Caldelas, no próximo sábado. Esta é a segunda iniciativa da Brigada Verde da vila na Ribeira da Canhota.

 

 

As espécies invasoras que crescem na Ribeira da Canhota, em Caldelas, têm os dias contados. Pelo menos é isso que garante a Brigada Verde daquela vila que, com o apoio da Junta de Freguesia, promove uma “ação de remoção de espécies invasoras” naquele espaço, que liga os Banhos Velhos ao Parque de Campismo. A iniciativa decorre na manhã do próximo sábado, a partir das 09h00.

Nas margens da Ribeira da Canhota crescem plantas infestantes como a tintureira e a espanta-lobos, que “libertam as sementes agora”, informa José Fonseca, secretário da Brigada Verde de Caldelas. Já o lagostim-vermelho, espécie invasora que se espalhou por todo o país, pode contribuir para a diminuição da “oxigenação da água”. “O lagostim vê-se mais pela zona dos Banhos Velhos, mas também faz o caminho entre a ribeira e o Rio Ave”, acrescenta a mesma fonte, que acredita ser “difícil” remover a espécie daquele espaço na ação de sábado. O aumento das temperaturas faz com que o crustáceo passe a consumir “mais plantas em vez de anfíbios e insectos”, refere um artigo publicado na revista PLoS ONE em 2017.

Em Março, uma ação levada a cabo pelos mesmos intervenientes, contando com a ajuda de alunos da Escola da Charneca e do curso de Biologia Aplicada da Universidade do Minho, pôs a descoberto a ribeira, libertando-a da vegetação e do lixo ali encontrado. Desta vez, a iniciativa contará com o apoio do Laboratório da Paisagem “para fazer um reconhecimento do terreno com aspetos mais técnicos”, refere José Fonseca.

Os participantes terão de levar “chapéu e água numa garrafa reutilizável” e, se disponível, “uma tesoura de poda”, indica a Junta de Freguesia de Caldelas. “As luvas e o restante material de corte serão disponibilizados”, lê-se na nota enviada.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?