ACTG entrega abaixo assinado contra o corte ao trânsito e acusa Câmara de desvalorização dos comerciantes

Foram recolhidas 179 assinaturas de comerciantes

rua-santo-ant
© Direitos Reservados

A Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) entregou, na passada sexta-feira, à Câmara Municipal, um abaixo assinado demonstrativo da posição dos comerciantes relativamente à pedonalização do centro histórico.

Este foi realizado nas ruas que serão diretamente afetadas pelo corte de trânsito, ou seja, na Alameda S. Dâmaso, Toural, rua Santo António, rua da Rainha, Rua Egas Moniz, largo Condessa do Juncal, rua Gil Vicente e rua Paio Galvão.

Nesse sentido, foram recolhidas 179 assinaturas de comerciantes. Destes, apenas 8 estão de acordo com o corte ao trânsito e dois não têm opinião.

Em carta a Domingos Bragança, alertam que “nas cidades onde foi cortado o trânsito nos Centros Históricos sem que primeiro tivessem sido criados estacionamentos de proximidade, serviços e lojas âncora, o comércio tradicional acabou por encerrar”.

Além disto, acusam o município de “desprezar e a desvalorizar os comerciantes”, ao tomar a decisão num período que classificam como “conturbado” devido a uma “recessão imensa”.

A associação diz ter tomado conhecimento de que está previsto um corte de trânsito para os fins de semana durante o próximo mês de dezembro, sem que tenha sido comunicado quais as medidas que a autarquia irá tomar para mitigar o impacto deste corte. Nesse sentido, a ACTG alerta que “a época natalícia é essencial para a sobrevivência do pequeno comércio de rua e qualquer ação que prejudique esta época significa o encerramento definitivo de muitos estabelecimentos”.

Apesar de sempre terem considerado que o município “estava ao lado do comércio”, dizem ter constatado que “nestes últimos meses o município virou as costas a este sector”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES