Adelina Paula Pinto diz que em Guimarães “todas as escolas têm de ser boas escolas”
As declarações da vereadora da Educação no município deram-se após a inauguração, na manhã desta quarta-feira, dia 5, da requalificação das instalações da Escola EB1/JI de Casais, em Brito. A requalificação daquele edifício escolar, que aconteceu durante o último ano, teve um custo de, aproximadamente, 940 mil euros.
As declarações da vereadora da Educação no município deram-se após a inauguração, na manhã desta quarta-feira, dia 5, da requalificação das instalações da Escola EB1/JI de Casais, em Brito. A requalificação daquele edifício escolar, que aconteceu durante o último ano, teve um custo de, aproximadamente, 940 mil euros.
Na próxima segunda-feira, dia 10, no arranque do segundo período do ano letivo, os alunos estarão de regresso à escola, agora com novas instalações, onde se destaca a intervenção ao nível da recuperação do edifício, dotando-o de maior eficiência energética.
As fachadas foram revestidas com solução térmica e deu-se também uma intervenção de melhoria de acústica ao nível do teto no pavilhão gimnodesportivo, bem como uma reabilitação a nível de pinturas interiores e exteriores. Ficou estabelecido o compromisso do município, anunciou a presidente da junta de freguesia de Brito, a socialista Fátima Saldanha, da melhoria das condições exteriores, nomeadamente com a instalação de um parque infantil e a colocação de relva.
A vereadora da Educação, Adelina Pinto, destacou que a principal aposta do município passa por “garantir as melhores condições no acesso à educação a todas as crianças” através de “boas escolas” em todo o concelho. “Todas as escolas têm de ser boas escolas, quer seja na área da cidade ou na zona mais periférica. Isto é coesão territorial e equidade para todos, no acesso a uma boa escola”, assinalou a vereadora da Educação.
Adelina Pinto vincou ainda o projeto educativo de “excelência” na Escola de Brito e que agora terá ainda “melhores condições para desenvolver esse projeto”.
A Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Saldanha, considerou este como um “dia de festa” para Brito, perante a concretização de um objetivo há muito desejado pela comunidade. “O resultado desta intervenção é grandioso e agradecemos a atenção e apoio da Câmara Municipal”, referiu.
Já a diretora da EB1/JI de Casais, Ester Monteiro, destacou a importância desta intervenção para as crianças, com a escola a receber mais de duas centenas de alunos. “Vão ficar alegres por verem estas cores vibrantes e, definitavemente, temos condições de excelência para dar continuidade ao nosso projeto”.
Em representação da Associação de Pais, Miguel Henriques, enalteceu o “importante contributo da Câmara Municipal para a execução desta obra”, notando que “este espaço estava a ficar muito degradado e houve sempre uma grande abertura e proximidade com a Câmara Municipal para resolver os problemas”.
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, mostrou-se “orgulhoso das novas condições” que esta escola passa a oferecer.
A autarquia anuncia que vai continuar a requalificação do parque escolar no território, e que estão já previstos os projetos de requalificação da EB1 de Abação, EB1 de Belos Ares (Mesão Frio), EB1 de Ponte, e ainda a EB23 de São Torcato e EB23 de Pevidém.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Escola EB 2,3 tem financiamento garantido, centro cívico avança e Domingos Bragança quer projeto da Academia de Transformação Digital pronto até ao fim do ano.
Outubro 15, 2024
O Município de Guimarães iniciou obras de pavimentação em duas áreas do concelho, com o objetivo de melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária.
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.