Administração da vacina da gripe nas farmácias para vimaranenses com mais de 65 anos

Em Guimarães, 31 farmácias aderiram ao programa Emergência Abem: COVID-19, que visa a administração das vacinas contra a gripe à população com idade igual ou superior a 65 anos, aliviando desta forma o fluxo de pacientes nos Centros de Saúde. Os custos da administração da vacina são assumidos pela Câmara Municipal e a Associação Dignitude, no âmbito do programa Vacinação SNS Local.

Os beneficiários têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas neste programa e para este efeito apenas têm de ser identificados pelo número do utente do SNS.

Domingos Bragança destacou que “os profissionais de saúde estão sob uma imensa pressão por causa desta pandemia e é fundamental esta união de esforços para ultrapassar as dificuldades”.




Maria de Belém Roseira, Embaixadora da Associação Dignitude, evidenciou o “exercício de inteligência colaborativo”, enaltecendo a “preocupação de Guimarães em criar soluções para os problemas” num exemplo a seguir por outros municípios. “É fundamental este trabalho de articulação no sentido de cada entidade fazer aquilo que lhe compete. Este processo ajuda a evitar a concentração de muitas pessoas nos centros de saúde ao permitir dispersar pelas farmácias, num esforço e salvaguarda da saúde pública”.

“É um momento importante, num período delicado, que visa chegar às pessoas em colaboração com as farmácias”, assinalou Francisco Faria, em representação da Associação Nacional de Farmácias. “A assinatura deste protocolo é um momento que fica registado e que terá impacto na vida das pessoas, resultado de um trabalho de colaboração em prol da população”, referiu ainda Francisco Faria.

Ao que o Mais Guimarães conseguiu apurar, as farmácias ainda não sabem qual o valor da administração e o valor será apenas recebido em maio.

Recorde-se que o Mais Guimarães contactou quatro farmácias do concelho e estas tinham previsto receber mais vacinas do que aquilo que efetivamente receberam. Todas as farmácias contactadas pelo Mais Guimarães concordaram que este ano existe uma maior procura pela vacina da gripe.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?