Adolescentes convidados a contar histórias a partir da “Fabriqueta”

Programa Público em torno da exposição "Fabriqueta", de Eduardo Matos, entra na sua derradeira etapa, marcando o seu término a 8 de julho no CIAJG.

ciajg a fabriqueta barra

Entre a próxima terça-feira, dia 4, e sábado, 8 de julho, das 14h30 às 17h00, decorre, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) a oficina “Armazéns Pessoais”, dedicada a conhecer que histórias nos contam os adolescentes a partir da “Fabriqueta”, de Eduardo Matos.

© Direitos Reservados

A partir deste ponto comum, imaginação artística e imaginação informal, os artistas Max Fernandes e Eduardo Matos desenvolvem uma oficina de criação com adolescentes que resulta numa performance coletiva (8 julho, 18h00), ativando, através do corpo do adolescente, a experiência de explorar estruturas no território industrial próximo de casa.

A exposição “Fabriqueta”, de Eduardo Matos, cria e opera uma pequena construção que, através de uma instalação composta por objetos, desenhos, performances e oficinas comunitárias, ativa o piso inferior do CIAJG. O corpo de trabalho de Eduardo Matos tem dimensão arqueológica, a escavação, a recolha e a mostra de vestígios dos lugares que observa é instalada com acurada criação de desenhos, objetos e elementos correntes compostos em engenhosas instalações. A preocupação com o trabalho, a política, a economia e a vida cívica levaram, também, o artista a envolver-se com a organização das próprias condições de trabalho, a criar espaços de produção e de exibição em locais que, como as fabriquetas, oferecem alternativas à produção e resistem à padronização.  

No âmbito desta mesma exposição e do respetivo Programa Público iniciado a partir do momento da sua inauguração, decorreram já várias iniciativas, como são exemplo a “Visita da Comitiva às instalações”; uma “Oficina de Visibilização”; uma ativação da exposição por alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e o mesmo Miguel Oliveira após um mês de oficinas e de trabalho artístico em volta da obra e da exposição de Eduardo Matos; a caminhada “Saída dos Trabalhadores” seguida da conversa aberta “Operários, Artistas e Espaços no Vale do Ave”; e ainda a “Oficina de Voz e Trabalho”.

Chegados agora ao último ponto deste Programa Público com a oficina “Armazéns Pessoais”, é altura de convidar adolescentes dos 12 aos 16 anos de idade a participar, sozinhos ou em grupo, partilhando e contribuindo com as suas experiências e visões inspiradas nesta “Fabriqueta” e todas as matérias e imaginários que a envolvem e para ela remetem. Esta oficina de criação com adolescentes, que conta com a colaboração da Academia de Bailado de Guimarães, tem lugar no CIAJG de 4 a 8 de julho, das 14h30 às 17h00, resultando numa performance coletiva, a ser apresentada no dia 8 julho, às 18h00, no mesmo local.

Esta atividade do CIAJG, com colaboração da Academia de Bailado de Guimarães, tem participação gratuita mediante inscrição online em www.ciajg.pt.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES