Adolescentes convidados a contar histórias a partir da “Fabriqueta”
Programa Público em torno da exposição "Fabriqueta", de Eduardo Matos, entra na sua derradeira etapa, marcando o seu término a 8 de julho no CIAJG.
Entre a próxima terça-feira, dia 4, e sábado, 8 de julho, das 14h30 às 17h00, decorre, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) a oficina “Armazéns Pessoais”, dedicada a conhecer que histórias nos contam os adolescentes a partir da “Fabriqueta”, de Eduardo Matos.
A partir deste ponto comum, imaginação artística e imaginação informal, os artistas Max Fernandes e Eduardo Matos desenvolvem uma oficina de criação com adolescentes que resulta numa performance coletiva (8 julho, 18h00), ativando, através do corpo do adolescente, a experiência de explorar estruturas no território industrial próximo de casa.
A exposição “Fabriqueta”, de Eduardo Matos, cria e opera uma pequena construção que, através de uma instalação composta por objetos, desenhos, performances e oficinas comunitárias, ativa o piso inferior do CIAJG. O corpo de trabalho de Eduardo Matos tem dimensão arqueológica, a escavação, a recolha e a mostra de vestígios dos lugares que observa é instalada com acurada criação de desenhos, objetos e elementos correntes compostos em engenhosas instalações. A preocupação com o trabalho, a política, a economia e a vida cívica levaram, também, o artista a envolver-se com a organização das próprias condições de trabalho, a criar espaços de produção e de exibição em locais que, como as fabriquetas, oferecem alternativas à produção e resistem à padronização.
No âmbito desta mesma exposição e do respetivo Programa Público iniciado a partir do momento da sua inauguração, decorreram já várias iniciativas, como são exemplo a “Visita da Comitiva às instalações”; uma “Oficina de Visibilização”; uma ativação da exposição por alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e o mesmo Miguel Oliveira após um mês de oficinas e de trabalho artístico em volta da obra e da exposição de Eduardo Matos; a caminhada “Saída dos Trabalhadores” seguida da conversa aberta “Operários, Artistas e Espaços no Vale do Ave”; e ainda a “Oficina de Voz e Trabalho”.
Chegados agora ao último ponto deste Programa Público com a oficina “Armazéns Pessoais”, é altura de convidar adolescentes dos 12 aos 16 anos de idade a participar, sozinhos ou em grupo, partilhando e contribuindo com as suas experiências e visões inspiradas nesta “Fabriqueta” e todas as matérias e imaginários que a envolvem e para ela remetem. Esta oficina de criação com adolescentes, que conta com a colaboração da Academia de Bailado de Guimarães, tem lugar no CIAJG de 4 a 8 de julho, das 14h30 às 17h00, resultando numa performance coletiva, a ser apresentada no dia 8 julho, às 18h00, no mesmo local.
Esta atividade do CIAJG, com colaboração da Academia de Bailado de Guimarães, tem participação gratuita mediante inscrição online em www.ciajg.pt.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
A proposta de início de procedimento para o lançamento da obra a concurso obteve aprovação unânime do executivo municipal, na reunião realizada esta segunda-feira, dia 14 de outubro, em Pevidém.
Outubro 15, 2024
A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) esclareceu os valores envolvidos na organização da prova de padel, o Open Emblezart by Life Padel. A associação recebeu um subsídio de 40 mil euros da Câmara Municipal de Guimarães, para trazer o evento para a cidade, tendo sido instalado um dos campos na Plataforma das Artes.
Outubro 15, 2024
O Vitória SC comunicou, esta segunda-feira, uma configuração às modalidades do clube.