Afinal, escultura de D. Afonso Henriques sempre segue para Zamora sem ser exposta em Guimarães

A escultura tem agora como destino Zamora e será inaugurada na próxima semana, no âmbito do evento “D. Afonso Henriques - Zamora 2023”

estatua

Em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal de Guimarães e a Grã Ordem Afonsina fazem saber que, “por não ter sido possível reunir todas as condições necessárias para a cerimónia de apresentação”, decidiram cancelar o evento de apresentação da escultura do primeiro Rei de Portugal em Guimarães, agendado para esta sexta-feira, dia 21, no Campo de S. Mamede.

© Direitos Reservados

A escultura, da autoria de Dinis Ribeiro e do arquiteto Abel Cardoso, e patrocinada por privados, será colocada no próximo dia 29 de abril nos jardins da Fundação Rei Afonso Henriques, em Zamora.

A obra esteve exposta na cidade de Coimbra, na Praça das Cortes,  durante a última semana, pesa 15 toneladas e tem seis metros de altura, e representa D. Afonso Henriques nos seus 14 anos de idade, agarrado a uma espada, refletindo a sua investidura como cavaleiro, um momento histórico documentado.

A escultura tem agora como destino Zamora e será inaugurada na próxima semana, no âmbito do evento “D. Afonso Henriques – Zamora 2023”, organizado pela Grã Ordem Afonsina, em parceria com a Fundação Rei D. Afonso Henriques de Zamora e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

© Direitos Reservados

Recorde-se que a apresentação da escultura em Guimarães esteve envolta em polémica, já que o município indiferiu o pedido da Grã Ordem Afonsina para a expor na entrada do Centro Histórico de Guimarães, junto à Senhora da Guia, tendo sido encontrado posteriormente um novo local, acordado entre as partes, o Campo de S. Mamede.

Na reunião de câmara de 06 de abril, Vânia Dias da Silva, vereadora da coligação Juntos por Guimarães, criticou o município ao considerar haver “desinteresse da Câmara em ver a estátua ser exibida de Guimarães”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES