Agrupamento de Escolas Fernando Távora foi o vencedor da 8ª edição do Eco Parlamento
Cada agrupamento escolheu um desafio ambiental enquadrado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora foi o vencedor da 8ª edição do Eco Parlamento, atividade âncora do programa de educação ambiental do município de Guimarães, PEGADAS, coordenado pelo Laboratório da Paisagem.
A sessão final realizou-se esta sexta-feira no auditório do Laboratório da Paisagem, com os oito agrupamentos participantes a apresentarem os trabalhos ao júri interno, composto pelos próprios alunos, e a um júri externo, que integrou representantes da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resniorte e Laboratório da Paisagem.
Na sessão marcaram ainda presença as vereadoras da Educação e do Ambiente no município de Guimarães. Adelina Pinto mostrou-se “feliz pela riqueza dos trabalhos apresentados” e pela importância do “olhar dos mais jovens para os problemas globais”. Já Sofia Ferreira, elogiou “todos os jovens pela dedicação que depositaram nesta iniciativa” e lançou o desafio para que “continuem a participar e a querer fazer parte desta mudança”.
O projeto “Uma escola ativa e com Saúde”, levado a cabo pelos alunos dos vários ciclos de ensino da Fernando Távora mereceu a votação mais elevada do júri. No segundo lugar ficou o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, com o desafio “Reinventar a coser o Planeta”.
“Reduzir o Consumo de Energia na Escola – Reduzindo a Pegada Ecológica”, do Agrupamento Professor Abel Salazar ficou em terceiro lugar.
Cada agrupamento escolheu um desafio ambiental enquadrado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao longo dos últimos meses os alunos desenvolveram os projetos, envolvendo a comunidade escolar, mas também a população das respetivas freguesias. Nas duas sessões parlamentares apresentarem os seus trabalhos e, tal como num Parlamento, responderam às questões levantadas pelos restantes ‘ecoparlamentares’.
Na 8ª edição do Eco Parlamento participaram também os agrupamentos de Escolas de Abação com o desafio “Espaços escolares exteriores e a promoção da saúde mental”, o agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso com “Água limpa – Ação local, impacto global”, de Briteiros com “Como criar uma comunidade sustentável?”, João de Meira com “A voz das escolas nos ODS”, Vale de S. Torcato com “Valoriza o desperdício!”, e também o agrupamento Virgínia Moura com “Reinventar a coser o Planeta”.
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