Albergue de S. Crispim prepara Ceia de Natal em Take Away

No próximo dia 24 de dezembro, cumprindo-se a tradição, haverá Ceia de Natal da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano. A tradição remonta a 1315, altura em que, no Albergue de S. Crispim, foi servida a primeira ceia de Natal aos desfavorecidos da cidade. Em ano de pandemia, por prevenção e devido às restrições, a ceia será servida, entre as 18h00 e as 20h00 em modo take away.

Numa iniciativa com mais de 700 anos, da Irmandade de S. Crispim e de S. Crispiniano, os preparativos para a Ceia de Natal estão em marcha para que, no próximo dia 24 de dezembro, se instale a azáfama na pequena cozinha do albergue. A Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano estima que irá receber, como tem sido habitual nos últimos anos, cerca de uma centena de pessoas.

“Este ano até pode ser que surjam mais, mas estaremos preparados, quer pelo modo como serão servidas as refeições, com maior reserva, que lhes permite levar a ceia para casa, quer também pelas dificuldades que algumas famílias estão a atravessar devido à pandemia”, explica Dario Silva, membro da irmandade.

José Teixeira Pereira, juiz da irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano está preocupado por neste dia “tão importante para aquelas pessoas, estamos limitados no convívio e no conforto que habitualmente lhes damos. É de convívio familiar que aquelas pessoas precisam, e encontram isso naquela noite de natal. Este ano é o que temos, mas esperamos que para o ano melhore e volte a ser o que era.” Acrescenta.

Esta é uma tradição que envolve também os que ali comparecem para ajudar. O responsável sublinhou que a grande maioria apenas volta para as suas famílias mais tarde, mas que o sentimento quando se chega a casa não tem preço. “Venho embora feliz, a gente fica mais leve”, garante.

 “No futuro até era bom que não fosse necessária esta Ceia. Era sinal que tinham as suas famílias e podiam passar um Natal mais feliz”, considera. Para já, no entanto, o trabalho da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano vai fazendo com que muitas dezenas de pessoas passem uma noite um pouco mais alegre.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?