Albergue Padre Joaquim Guimarães vem reavivar memórias e prestar novo serviço à comunidade

A inauguração do novo espaço, a funcionar na antiga Escola de Vieite, teve lugar na tarde deste sábado, 15 de julho, e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Albergue-Padre-Joaquim-Guimarães-Barra-+G-10-anos

O edifício que outrora foi uma escola, está hoje transformado num albergue, batizado com o nome do pároco de Sande São Clemente, Joaquim Guimarães, e possuiu uma zona envolvente requalificada ao abrigo do Orçamento Participativo, através do projeto “Reavivar Memórias”.

© Direitos Reservados

A inauguração do novo espaço teve lugar ao início da tarde de sábado, 15 de julho, e juntou um conjunto de individualidades, entre as quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, bem como da comunidade, os destinatários de uma obra “que vem fortalecer a coesão social do território vimaranense, e os dois agrupamentos de escuteiros da união de freguesias”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara, considerou a escolha do nome, Albergue Pe. Joaquim Guimarães, uma justa homenagem ao pároco da freguesia, tendo realçado o seu ato altruísta de doação de parte do acervo da sua biblioteca. “Agora que os livros estão à disposição de quem visita este albergue, é preciso que sejam lidos”, disse o edil, que referiu ainda ser “a memória fundamental para que o passado chegue até nós”.

António Castro, presidente da Assembleia de Freguesia, agradeceu a todos o apoio para que a obra fosse possível, “uma obra que agora se transformou em albergue”, disse. O mesmo sentimento esteve na base da intervenção de José Crespo, chefe do agrupamento 1259 do CNE de Sande São Clemente, que agradeceu à Câmara Municipal, Junta de Freguesia (atual e anterior), caminheiros do agrupamento e a todos os que prestaram o seu apoio. “Tivemos a ajuda de muita gente”, disse. Agradecimento também partilhado por Vânia Cardoso, chefe escutista e a autora do projeto “Reavivar Memórias”.

Momentos antes, a cerimónia iniciara-se com o descerramento da placa comemorativa da inauguração, a que se seguiu a bênção do espaço, realizada pelo padre Joaquim Guimarães, que dirigiu umas breves palavras aos presentes. A ideia forte da sua mensagem foi centrada na “importância dos livros para o crescimento intelectual e humano, uma comunicação que vem a propósito da cedência de parte da sua biblioteca pessoal para o espaço do novo albergue”.

O Albergue Padre Joaquim Guimarães possui um espaço com 14 camaratas, prontas para receber visitantes, um espaço de leitura de convívio, uma zona de bar, e um espaço de convívio exterior, com vista privilegiada para a Natureza.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES