Albergue Padre Joaquim Guimarães vem reavivar memórias e prestar novo serviço à comunidade
A inauguração do novo espaço, a funcionar na antiga Escola de Vieite, teve lugar na tarde deste sábado, 15 de julho, e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
O edifício que outrora foi uma escola, está hoje transformado num albergue, batizado com o nome do pároco de Sande São Clemente, Joaquim Guimarães, e possuiu uma zona envolvente requalificada ao abrigo do Orçamento Participativo, através do projeto “Reavivar Memórias”.
A inauguração do novo espaço teve lugar ao início da tarde de sábado, 15 de julho, e juntou um conjunto de individualidades, entre as quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, bem como da comunidade, os destinatários de uma obra “que vem fortalecer a coesão social do território vimaranense, e os dois agrupamentos de escuteiros da união de freguesias”.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, considerou a escolha do nome, Albergue Pe. Joaquim Guimarães, uma justa homenagem ao pároco da freguesia, tendo realçado o seu ato altruísta de doação de parte do acervo da sua biblioteca. “Agora que os livros estão à disposição de quem visita este albergue, é preciso que sejam lidos”, disse o edil, que referiu ainda ser “a memória fundamental para que o passado chegue até nós”.
António Castro, presidente da Assembleia de Freguesia, agradeceu a todos o apoio para que a obra fosse possível, “uma obra que agora se transformou em albergue”, disse. O mesmo sentimento esteve na base da intervenção de José Crespo, chefe do agrupamento 1259 do CNE de Sande São Clemente, que agradeceu à Câmara Municipal, Junta de Freguesia (atual e anterior), caminheiros do agrupamento e a todos os que prestaram o seu apoio. “Tivemos a ajuda de muita gente”, disse. Agradecimento também partilhado por Vânia Cardoso, chefe escutista e a autora do projeto “Reavivar Memórias”.
Momentos antes, a cerimónia iniciara-se com o descerramento da placa comemorativa da inauguração, a que se seguiu a bênção do espaço, realizada pelo padre Joaquim Guimarães, que dirigiu umas breves palavras aos presentes. A ideia forte da sua mensagem foi centrada na “importância dos livros para o crescimento intelectual e humano, uma comunicação que vem a propósito da cedência de parte da sua biblioteca pessoal para o espaço do novo albergue”.
O Albergue Padre Joaquim Guimarães possui um espaço com 14 camaratas, prontas para receber visitantes, um espaço de leitura de convívio, uma zona de bar, e um espaço de convívio exterior, com vista privilegiada para a Natureza.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.