ALUNOS DA UM CRIAM PEÇAS DE TEATRO SOBRE REFUGIADOS

Os estudantes de Teatro da Universidade do Minho estreiam esta segunda-feira quatro peças curtas sobre os refugiados e a resposta de Portugal à situação.

O espetáculo inicia às 21h00, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, no campus de Couros, em Guimarães, e tem entrada livre. As peças são escritas, encenadas, interpretadas e dirigidas pelos próprios alunos.

São quatro representações originais, de dez minutos cada, que visam sensibilizar os cidadãos sobre uma problemática que está a ter um impacto mundial, além de incentivar os alunos a refletir sobre os refugiados de forma pessoal e artística. A preparação formativa é exigente. Por exemplo, os estudantes-atores não têm acesso aos guiões dos colegas e só possuem 14 horas para ensaiar.

O tema abre o ciclo performativo “Once Upon a Weekend” e foi proposto pelos professores Cátia Faísco e Fadi Skeiker, que é sírio e tem realizado workshops de vocalização de histórias de imigrantes, além de estudos de antropologia cultural que abordam sonhos imaginados de crianças sírias, campos de refugiados na Jordânia, as perspetivas da Primavera Árabe e os direitos humanos.

Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?