António Costa anuncia aumento de restrições a partir de 01 de dezembro
Portugal entra em situação de calamidade a partir de 1 de dezembro
António Costa falou ao país na tarde desta quinta-feira, dia 25, para anunciar novas medidas de contenção da pandemia da covid-19. Portugal entra em situação de calamidade a partir de 1 de dezembro.
Foi anunciada uma “semana de contenção”, entre 02 e 09 de janeiro, em que o teletrabalho será obrigatório e as discotecas estarão encerradas. Após o período festivo, as escolas reabrirão apenas a 10 de janeiro.
Conheça as principais medidas anunciadas pelo primeiro-ministro e que entrarão em vigor a partir de quarta-feira, dia 01 de dezembro:
Uso de Máscaras obrigatório em espaços fechados;
Certificado Digital obrigatório em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, e também eventos com lugares marcados e ginásios;
Testagem obrigatória nas visita a lares, na visita a pacientes em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, nas discotecas e bares e também na entrada do país;
Semana de contenção de contactos de 2 a 9 de janeiro, com teletrabalho obrigatório e recomeço das aulas apenas a 10 de janeiro. Nessa semana as discotecas estarão encerradas.
Na declaração ao país, António Costa começou por defender que é “graças ao esforço dos cidadãos”, que Portugal é o “país da Europa com maior taxa de vacinação”. Para o primeiro-ministro, este é um aspeto que se reflete num “menor menor número de óbitos e de internamentos”.
António Costa anunciou, de seguida, o reforço da vacinação para pessoas elegíveis e que, perante a autorização da EMA (Agência Europeia do Medicamento), que nesta quinta-feira aprovou a aplicação da vacina da Pfizer para crianças dos 05 aos 11 anos, Costa disse que o Governo está preparado para vacinar as cerca de 637 mil crianças dessa faixa etária.
O primeiro-ministro anunciou o aumento do controlo nos aeroportos com a criação de uma “zona de retenção” para quem tenha sido transportado sem teste negativo.
E para evitar um “janeiro trágico”, disse ainda António Costa, a semana de 02 a 09 de Janeiro será de “contenção de contactos”. Por esse motivo o teletrabalho será obrigatório, os bares e discotecas estarão encerrados e as aulas só recomeçarão a 10 de janeiro. Esse período letivo será compensado na altura do Carnaval e da Páscoa.
Nesta quinta-feira, foram contabilizadas 15 mortes e 3.150 novos casos de infeção por covid-19 em Portugal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.