António Costa anuncia aumento de restrições a partir de 01 de dezembro

António Costa falou ao país na tarde desta quinta-feira, dia 25, para anunciar novas medidas de contenção da pandemia da covid-19. Portugal entra em situação de calamidade a partir de 1 de dezembro.

Foi anunciada uma “semana de contenção”, entre 02 e 09 de janeiro, em que o teletrabalho será obrigatório e as discotecas estarão encerradas. Após o período festivo, as escolas reabrirão apenas a 10 de janeiro.

© Direitos reservados

Conheça as principais medidas anunciadas pelo primeiro-ministro e que entrarão em vigor a partir de quarta-feira, dia 01 de dezembro:

Uso de Máscaras obrigatório em espaços fechados;

Certificado Digital obrigatório em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, e também eventos com lugares marcados e ginásios;

Testagem obrigatória nas visita a lares, na visita a pacientes em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, nas discotecas e bares e também na entrada do país;

Semana de contenção de contactos de 2 a 9 de janeiro, com teletrabalho obrigatório e recomeço das aulas apenas a 10 de janeiro. Nessa semana as discotecas estarão encerradas.

© Mais Guimarães

Na declaração ao país, António Costa começou por defender que é “graças ao esforço dos cidadãos”, que Portugal é o “país da Europa com maior taxa de vacinação”. Para o primeiro-ministro, este é um aspeto que se reflete num “menor menor número de óbitos e de internamentos”.

António Costa anunciou, de seguida, o reforço da vacinação para pessoas elegíveis e que, perante a autorização da EMA (Agência Europeia do Medicamento), que nesta quinta-feira aprovou a aplicação da vacina da Pfizer para crianças dos 05 aos 11 anos, Costa disse que o Governo está preparado para vacinar as cerca de 637 mil crianças dessa faixa etária.

O primeiro-ministro anunciou o aumento do controlo nos aeroportos com a criação de uma “zona de retenção” para quem tenha sido transportado sem teste negativo.

E para evitar um “janeiro trágico”, disse ainda António Costa, a semana de 02 a 09 de Janeiro será de “contenção de contactos”. Por esse motivo o teletrabalho será obrigatório, os bares e discotecas estarão encerrados e as aulas só recomeçarão a 10 de janeiro. Esse período letivo será compensado na altura do Carnaval e da Páscoa.

Nesta quinta-feira, foram contabilizadas 15 mortes e 3.150 novos casos de infeção por covid-19 em Portugal.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?