António Lourenço não vai receber Medalha Municipal na sessão solene do 24 de junho
A decisão partiu da vontade do distinto médico, em face da investigação em curso do Ministério Público, de que o a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia é alvo.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, na reunião do executivo municipal desta quinta-feira, deu a conhecer o conteúdo de um pedido que lhe foi endereçado por António Lourenço para não receber, “nesta altura”, a Medalha Municipal de Mérito Cívico.
Com “enorme constrangimento e tristeza”, António Lourenço diz não se sentir “confortável a receber enorme distinção da Cidade de Guimarães num clima de suspeição que infelizmente também envolve a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia”, do qual é presidente por inerência de cargo de diretor do Serviço de Cardiologia.
Este seria, acredita, “seguramente, um dos dias mais felizes” da sua vida.
A decisão foi tomada depois o Ministério Público suspeitar da prática dos crimes de “administração danosa, corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio”, entre outros crimes.
Paulo Lopes Silva, na reunião de Câmara, diz ver esta situação “com respeito da pessoa em causa” e reconhece que é alguém “que teve uma importância fundamental naquilo que continuamos a achar que foi um investimento importante para a região e o serviço público de qualidade que se abriu para dar resposta aos vimaranenses”.
Na esperança de, “passado este processo e havendo, da parte do próprio, essa disponibilidade”, voltar a propôr a atribuição Medalha Municipal de Mérito Cívico a António Lourenço, o vereador lembra que esta “é uma pessoa que nos merece todo o reconhecimento pelo trabalho que tem feito em Guimarães quer do ponto de vista da cardiologia no hospital, quer na própria ligação com o centro médico desportivo”.
Também Ricardo Araújo não deixa de dizer “aquilo que dizia há uma semana: é uma pessoa que, até prova em contrário, merece o nosso reconhecimento” e espera “por uma próxima oportunidade” para a entrega da medalha.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
A proposta de início de procedimento para o lançamento da obra a concurso obteve aprovação unânime do executivo municipal, na reunião realizada esta segunda-feira, dia 14 de outubro, em Pevidém.
Outubro 15, 2024
A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) esclareceu os valores envolvidos na organização da prova de padel, o Open Emblezart by Life Padel. A associação recebeu um subsídio de 40 mil euros da Câmara Municipal de Guimarães, para trazer o evento para a cidade, tendo sido instalado um dos campos na Plataforma das Artes.
Outubro 15, 2024
O Vitória SC comunicou, esta segunda-feira, uma configuração às modalidades do clube.