António Miguel Cardoso: “Faz todo o sentido que este concurso continue”

Miguel Salazar, coordenador do concurso, fez um balanço extremamente positivo da iniciativa.

Decorreu, nesta manhã de sábado, no auditório da Universidade do Minho, à cerimónia de entrega de prémios do concurso escolar aos melhores cartoons e caricaturas, num evento organizado pela Comissão de Centenário. Num total de 100 finalistas, foram distinguidos os 15 melhores trabalhos, divididos por cinco categorias, incluindo também 15 menções honrosas, atribuídas devido à qualidade dos trabalhos.

Num evento que contou com a presença do presidente António Miguel Cardoso, de André Coelho Lima, deputado da Assembleia da República e membro da Comissão do Centenário, de Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães e de Miguel Salazar, coordenador do concurso, entre outros elementos, o responsável máximo pelo clube enalteceu a iniciativa.

“Acho que faz todo o sentido que este concurso continue. Um Centenário é sempre um momento muito especial para todos os vitorianos. Temos uma longa história de 100 anos e queremos que assim continue nas próximas décadas. Isso depende dos jovens e da juventude”, começou por dizer.

“É por eles que estamos aqui e que fizemos todo este concurso. Para que possam sentir o Vitória e perceber cada vez mais aquilo que está por trás de todas as famílias. Esperemos que um dia possam passar o sentimento de Vitória aos vossos filhos, aos vossos netos. Quando estamos todos envolvidos com a cidade de Guimarães e com o Vitória, queremos é que esse testemunho e responsabilidade possa passar para os jovens”, acrescentou.

© VSC

O concurso escolar, inserido nas comemorações do Centenário do Clube, com o apoio do Município de Guimarães, teve o objetivo de envolver a comunidade estudantil vimaranense e descobrir novos talentos artísticos.

Ao longo do percurso, diferentes jogadores do clube visitaram sete escolas, acompanhados por profissionais da caricatura, de forma a promover o concurso junto dos estudantes.

A iniciativa envolveu 721 alunos, diversos professores, membros do júri e também elementos do staff dos conquistadores. O concurso destinou-se a estudantes que frequentam os 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário das várias escolas do concelho de Guimarães.

Os cartoons elaborados pelos alunos teriam de estar relacionados com atletas do Clube ou ligados aos temas “Desportivismo” e/ou “Somos Únicos”.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

Miguel Salazar, coordenador do concurso e presidente do Conselho Vitoriano, não escondeu o orgulho pelo sucesso da iniciativa. “Representa a realização de um dos principais projetos da Comissão do Centenário, na medida em que, representa uma interação muito marcada com a comunidade estudantil. Nessa perspetiva, chegamos agora à fase final, do reconhecimento e do mérito dos alunos, mas também dos professores envolvidos no projeto”.

E prosseguiu. “Atingiram um excelente nível. A prova disso é a atribuição das menções honrosas. Estava prevista a atribuição dos primeiros prémios, mas as menções honrosas só seriam atribuídas caso a qualidade dos trabalhos assim o justificasse. Em cinco grupos, foram atribuídas 15 menções honrosas. A Comissão do Centenário teve um desempenho e uma atividade muito meritória e dignificou o Vitória e a cidade de Guimarães. Missão cumprida”, concluiu.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

O próximo passo passa por realizar uma exposição itinerante, onde os melhores trabalhos serão exibidos durante uma semana nas escolas participantes, começando pela Escola EB 2,3 Egas Moniz.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?