APECATE quer relançar o futuro do setor do turismo no país desde Guimarães

Encontro vai reunir empresas portuguesas do setor de Animação Turística e de Eventos.

APECATE-barra

O 10.º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) realizar-se-á em Guimarães nos dias 8 e 9 de março de 2022, no Centro Cultural Vila Flor.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O presidente da APECATE, António Marques Vidal, apresentou o evento como uma forma de “levar a mensagem do setor a Portugal inteiro”. Depois da pandemia, que “afetou de uma forma profunda o setor do turismo”, acredita que este será um espaço de reflexão num “momento de mudança e adaptação a um novo estilo de vida”.

“Somos aqueles que constroem conteúdo que é determinante para quem quer trabalhar no turismo”, frisou António Marques Vidal prometendo empresários e associações do setor, bem como “a presença garantida de diversas entidades oficiais que aproveitam para partilhar ideais, construir desafios e escolher novos caminhos”.

O vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, referiu Guimarães como um local “extraordinário”, destacando que a região norte tem mais de 1.700 empresas de animação turística.

Destacou ainda a simbologia do congresso se realizar na cidade berço. “É uma reflexão para o setor para ajudar a sair do estado em que estamos”, disse relembrando a importância destes eventos, porque quem vem pode querer voltar e trazer consigo novas pessoas às cidades. “Gostar do território depende de nós todos. Nada como a recomendação”.

Paulo Lopes Silva, vereador do turismo, destacou que “quem organiza um congresso em Guimarães tem a capacidade de fazer visitas que permitam conhecer um centro histórico classificado e oferta cultural permanente que permite ter programas culturais para oferecer aos participantes”.

Para Guimarães, disse, “esta reunião magna” dos associados da APECATE é uma oportunidade de assistir “desde a primeira fila” às “condições da retoma do setor turístico e contribuir para a capacidade de novas respostas”.

Estima-se a presença de cerca de 300 participantes num evento que abordará vários temas desde os custos de contexto, as necessidades de ordenamento, a melhoria dos processos de promoção e venda, assim como a criação de redes com todos os intervenientes do turismo.

A APECATE é a associação que congrega e representa as empresas de congressos, animação turística e eventos de Portugal, potenciando o espaço de trabalho e apoio à promoção e à internacionalização, o lugar onde podem e devem desenvolver-se as sinergias entre as melhores empresas de Portugal. A APECATE é, também, a voz das empresas portuguesas em várias instâncias europeias como a EC-OE (European Confederation of Outdoor Employers), de que é membro fundador e da LiveComAlliance. Pelos bons serviços prestados ao Turismo, a APECATE foi distinguida com a Medalha de Prata de Mérito Turístico.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES