Aprovado por unanimidade o interesse público da construção de três unidades industriais em Selho S. Jorge

O Executivo Municipal de Guimarães reuniu, esta segunda-feira, dia 09, de forma extraordinária para discutir e votar apenas uma proposta.

© Helena Lopes / Mais Guimarães

Tratou-se do ponto que propunha o reconhecimento de interesse público da construção de três unidades de ocupação industrial na freguesia Selho S. Jorge, solicitado pela empresa Inovafil Fiação SA. Uma proposta que foi aprovada por unanimidade e que surge agora devido à necessidade de a integrar na agenda de trabalhos da Assembleia Municipal, que se realiza esta sexta-feira, dia 13.

“Esta empresa candidatou-se ao PRR e tem um investimento que tem de ser apresentado com segurança até 31 deste mês de dezembro. Um projeto que se insere na circularidade da economia, é uma empresa têxtil que tem de ter novas instalações, com outras dimensões, quer continuar em Guimarães, com produção à base de cânhamo e do linho, duas plantas que se desenvolvem bem na nossa região. Pode aproveitar a montante as produções agrícolas para fibras têxteis, substituindo o algodão”, explicou Domingos Bragança, autarca vimaranense.

Uma empresa que pretende ter, desde o início, as suas matérias primas sempre num processo vertical e sem necessidade de importar matérias primas. “O que leva à sustentabilidade dos têxteis, quer económica, quer no que toca a fornecimento de matérias primas”, acrescentou o edil.

Tem também um projeto forte na reutilização dos produtos têxteis em fim de vida, transformando-os em novos fios. “Tudo isto faz parte daquilo que é o nosso projeto, além da sustentabilidade económica do concelho, que é responsabilidade como Capital Verde Europeia”, adiantou ainda Domingos Bragança.

A oposição aprovou a proposta, no entanto, o vereador do PSD, Ricardo Araújo sugeriu, numa próxima, a apresentação mais detalhada de propostas semelhantes em sede de reunião de Câmara. “O que interessa é que a economia local possa crescer, para que sejam criados novos postos de trabalho, é um projeto que prevê investimento para a região e mereceu a nossa concordância. Só sugerimos que possa haver, pela importância de projetos como este, uma apresentação mais detalhada em reunião de Câmara, para termos um melhor e maior conhecimento sobre o que está em causa”, explicou, no final, aos jornalistas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES