Arooj Aftab regressa a Portugal com concerto no Centro Cultural Vila Flor

No próximo dia 4 de julho.

Arooj Aftab com barra

A primeira cantora e compositora paquistanesa a vencer um Grammy, Arooj Aftab, regressa a Portugal para um concerto no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, no próximo dia 4 de julho, às 21h30.

© Direitos Reservados

Em Guimarães, a voz daquela que já foi apelidada de fenómeno do Oriente faz-se acompanhar do músico e compositor norte-americano Gyan Shankar Riley, com a guitarra acústica deste preparada para se misturar com o perfume e vibração das declamações de Arooj.

O seu som flutua entre o minimalismo clássico e a nova era, poesia devocional sufi e trance eletrónico, estruturas de jazz e estados de puro ser. A sua veia poética não esquece figuras como o espirituoso Rumi (1207–1273) ou o poeta inidano Mirza Ghalib (1797–1869), utilizando o estilo poético oriental ghazal, que invoca histórias de grande profundidade emocional, com reflexões existenciais profundas e apaixonadas.  

O crescente sucesso do seu trabalho tem sido particularmente notório desde o lançamento do álbum “Vulture Prince” (lançado em 2021 através da New Amsterdam Records) que, para além de figurar nas principais listas internacionais de melhores álbuns de 2021 e apresentações no Tiny Desk e KEXP, lhe valeu ainda um Grammy recebendo elogios sem precedentes da crítica.

O seu mais recente lançamento, “Love in Exile”, conta com a colaboração de parceiros musicais como Vijay Iyer, compositor e pianista norte-americano de ascendência indiana que visitou este mesmo palco vimaranense no Guimarães Jazz 2022 e Shahzad Ismaily, músico, compositor e produtor nascido nos Estados Unidos e com ascendência paquistanesa, tem já um extenso percurso de aprendizagem em países como Paquistão, Índia, Turquia, México, Japão, Indonésia, Marrocos e Islândia.  

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES