AS FAMÍLIAS EM FOCO

Por Eliseu Sampaio.

Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Centro Juvenil de S. José organizou, no final do mês passado, o Primeiro Seminário “Família em Foco”. O evento decorreu nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural Vila Flor.

Este seminário visou a apresentação e discussão da intervenção dos CAFAP junto das famílias (multi)desafiadas com crianças e jovens em risco psicossocial, e transformou-se num espaço de reflexão, atualização e partilha de boas práticas entre os profissionais e instituições desta área. Este evento contou com a presença de várias instituições dedicadas à intervenção familiar e comunitária, bem como oradores ligados à investigação neste domínio.

Guimarães tem atualmente dois Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, um nas Oficinas de S.José  e outro na Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, (ADCL) em S.Torcato. Ambos comemoraram, na passada terça-feira, dia 03 de dezembro, o primeiro ano de atividade.

Esta nova resposta, de abrangência concelhia, encontra-se protocolada no âmbito das três modalidades de intervenção previstas. No caso do CAFAP das Oficinas de S.José: Preservação Familiar; Reunificação Familiar e Ponto de Encontro Familiar. E, na ADLC, a Preservação Familiar e o Ponto de Encontro Familiar.

São destinatários das ações do CAFAP as famílias em risco psicossocial, crianças e jovens em perigo e/ou em situação de maltrato, que são referenciados, consoante os casos, pelas comissões de proteção de crianças e jovens ou pelo tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

Neste primeiro ano de atividade foram já muitas as famílias (multi)desafiadas que se viram proximamente acompanhadas pelos profissionais que colaboram nestes Centros. Profissionais que colocam o foco no restabelecimento dos vínculos familiares/parentais quando estes se perdem ou são seriamente danificados, o que acontece nas cada vez mais frequentes situações de conflito parental e de separação conjugal.

Parabéns a estes profissionais pelo trabalho desenvolvido neste primeiro ano.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?