Assinalados cinco anos de projetos de educação ambiental

Para assinalar os cinco anos do programa municipal de educação ambiental PEGADAS (Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável), foi apresentada, esta quarta-feira, 30 de junho, uma publicação que retrata os projetos de educação ambiental, testemunhos e boas práticas de um programa que “é uma referência e pode ser replicado no país e no mundo”, salientou o Domingos Bragança.

Criado e coordenado pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, o PEGADAS tem procurado impulsionar políticas para o ambiente, de forma inclusiva e transversal, através de uma aposta num programa abrangente, assente em princípios ecologicamente sustentáveis, com o objetivo de iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e modo de estar da comunidade.

“Seria bom replicar por todo o país e até por todo o mundo aquilo que estamos a fazer em Guimarães no sentido de despertar a forte consciência ecológica dos cidadãos para alterar comportamentos e ajustar essas medidas ao conhecimento que vamos adquirindo, nesta ligação com os investigadores e a ciência”, salientou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

A Presidente do Laboratório da Paisagem e Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, enalteceu as “parcerias nacionais e internacionais”, para o desenvolvimento das diversas ações ao longo dos últimos cinco anos. Lembrou ainda “todos os que ousaram em colocar em prática um programa tão ambicioso e importante para nosso concelho no âmbito da sustentabilidade ambiental”, realçando que “as crianças são os principais agentes desta mudança”.

A coordenadora do PEGADAS, Patrícia Ferreira, fez menção ao “projeto com identidade” cumprindo o objetivo de “dotar as escolas de recursos e estratégias para que a educação ambiental fosse uma realidade em todas as escolas e complementasse a educação formal”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?