CarClasse
CarClasse
Associação VitóriaSempre criticou carga policial

A Associação VitóriaSempre criticou, em comunicado, a falta de inação […]

porrada-mood
© Direitos Reservados

A Associação VitóriaSempre criticou, em comunicado, a falta de inação da PSP em conter os adeptos do Sporting e a carga policial desproporcional sobre os adeptos do Vitória.

Leia na íntegra o comunicado:

1- É com profundo repúdio que assinalamos os factos sucedidos no passado Sábado no desafio frente ao Sporting. Um repúdio aliado à indignação pelos adeptos vitorianos, na sua própria casa, serem sacos de pancada, cobaias de projetos experimentais e vítimas de todas as afrontas.

2 – Na verdade, mais uma vez, assistimos a factos em que a dualidade de tratamentos foram visíveis. Ora, se de um lado, assobiou-se para o ar, permitindo-se a destruição gratuita e arbitrária da janela de segurança da bancada, bem como o eclodir de diversos objetos pirotécnicos e, ainda, o entoar de todo o tipo de insultos, no outro, apenas, existiram agressões gratuitas.

3 – Efetivamente, dos vídeos que pululam pelas diversas plataformas sociais é aterrador o que se pode ver. Famílias a fugir, crianças em lágrimas a fugir pela mão dos pais, idosos em pânico, perante a força cega e bruta de quem, fruto dos seus tiques de polícia do Estado Novo, não se coibiu de bater em quem se lhe deparava. Bater indiscriminadamente e com um ódio cego a pessoas que só estavam a assistir a um jogo de futebol.

4 – Além disso, lamentamos a falta de humildade das forças da ordem. Nem uma justificação, nem um comunicado, como quem espera que o seu silêncio ajude a olvidar a sua inusitada, violenta e brutal atuação. Uma atuação baseada em violência gratuita de pessoas que deveriam proteger e não saciar um sádico gosto pela violência indiscriminada, reflita-se ela em mulheres e crianças.

5- Hillsborough, Heysel e mais alguns casos, são a demonstração que as forças policiais não são isentas de erros.
Em Inglaterra, no mítico estádio de Sheffield, só passados 24 anos, é que as famílias das 96 vítimas viram as entidades policiais serem culpadas por uma das maiores tragédias que há memória no futebol.
Durante esse período, tudo se fez para ocultar factos. Esconderam-se documentos. Destruíram depoimentos.
A justiça, porém, foi feita e a verdade veio ao de cima, ainda que isso não tenha trazido a vida a quem morreu, por culpa da arrogância e da incompetência de quem devia zelar pela segurança destes.

6 – Lutaremos sempre ao lado dos adeptos do Vitória. Ontem, colocamo-nos à disposição do Dr. Pedro Carvalho, que aceitou ajudar os adeptos que queiram apresentar queixa das ofensas à integridade física que foram alvo, para tudo o que precise. Como associação de adeptos vitorianos estaremos sempre na linha da frente da defesa destes.

7 – Por isso, jamais aceitaremos ser bodes expiatórios. Jamais aceitaremos ser crucificados para a salvaguarda do nome de outros. Nunca aceitaremos que, em lado algum, exista um vitoriano gratuitamente agredido. Estaremos sempre vigilantes! E, acima de tudo, unidos contra mais um ataque que fomos alvos por quem quer fazer dos vitorianos o que não são!

8 – Por fim, convidamos quem tem estado, gratuitamente, a vilipendiar o nome do Vitória Sport Clube, a assistir a um desafio de futebol da nossa equipa fora de casa. Longe do jugo opressor de quem se julga detentor de todo o poder e razão, talvez mudem de ideias quanto ao sentimento que nos une e nos guia!

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES