ATÉ DIA 17, GUIMARÃES É A CAPITAL DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

11 espetáculos, oito estreias, masterclasses, encontros nas escolas, oficinas para famílias, conferências e debates constroem a 9.ª edição do GUIdance.

 

De 07 a 17 de fevereiro, em Guimarães, a criação é alvo dos holofotes do universo da dança. A 9.ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea – traz à cidade berço várias peças que o público verá pela primeira vez: dos 11 espetáculos do programa, seis são estreias absolutas e coproduções d’ A Oficina.

A 07 de fevereiro, o “Drama” chega ao Centro Cultural Vila Flor para se estrear pela mão de Victor Hugo Pontes, que prolonga, nesta nova criação, o trabalho laboratorial de procura de uma nova linguagem artística, situada algures entre a palavra e o movimento. Esta nova coreografia do criador vimaranense chega às 21h30 ao palco do Grande Auditório do CCVF.

O segundo dia do festival resulta de um desafio lançado pelo GUIdance à banda Mão Morta e à coreógrafa Inês Jacques para, em conjunto, desenvolverem um projeto inédito. Desta forma, um grupo de seis músicos e um grupo de seis de bailarinos juntam-se para apresentar uma desconstrução do espetáculo de música e de dança. É assim “No Fim Era o Frio”, que terá a sua aparição a 08 de fevereiro, às 21h30 na Black Box da Fábrica ASA.

No primeiro sábado do GUIdance, dia 09, a dança tem três vidas, com passagens pelo Pequeno Auditório do CCVF (11h00 e 15h00), Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (18h30) e Grande Auditório do CCVF (21h30). O dia começa a sorrir para os mais novos com “Um Ponto que Dança”, espetáculo-oficina de Sara Anjo. A dança avança depois para o CIAJG com a estreia absoluta de “anesthetize”, de Maurícia Neves (coreógrafa e performer, mas também autora de instalações e música). Os últimos passos deste dia serão dados no palco maior do CCVF pela companhia Wang Ramirez, que se estreia em Portugal com “EVERYNESS”, peça que traz para o palco o tema das relações humanas, seja a amizade ou o amor romântico.

A segunda ronda de espetáculos abre, tal como a primeira, com uma peça de Victor Hugo Pontes. “Fuga Sem Fim” regressará no próximo dia 13 de fevereiro ao ponto de partida, numa remontagem encomendada pelo GUIdance 2019.

Às 21h30 do dia 14 de fevereiro, outros filhos a Guimarães retornam para mais uma estreia absoluta, desta vez protagonizada pela Útero. O espetáculo “Fraternidade I + II”, da autoria de Miguel Moreira, é um díptico dividido por um intervalo.

No dia seguinte, à mesma hora, Jonas & Lander (Jonas Lopes e Lander Patrick) viajam até à Black Box da Fábrica ASA para revelar o seu “Lento e Largo”, um trabalho fabricado no Centro de Criação de Candoso.

No dia de encerramento do GUIdance 2019, o festival volta a fazer uma dança a três passos, percorrendo três dos palcos pisados nesta edição. Às 11h00 e às 15h00, é tempo de navegar pelo “Oceano” criado por Ainhoa Vidal no Pequeno Auditório do CCVF. Ao final da tarde, pelas 18h30, a peça “Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade” de Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão estreia-se na Black Box do CIAJG.

O festival fecha o programa de espetáculos em grande forma com a Michael Clark Company a apresentar “to a simple, rock ’n’ roll… song.” pela primeira vez em Portugal. Um momento singular para testemunhar a partir das 21h30 no Grande Auditório do CCVF.

Há ainda atividades paralelas que se juntam ao cartaz principal ao longo de toda esta edição do GUIdance, agregando público, artistas, escolas e pensadores. Destas fazem parte as masterclasses (08 e 15 fevereiro) – experiência única de trabalho criativo que permite a bailarinos/as e alunos/as de dança de nível avançado um contacto privilegiado com alguns dos mais conceituados criadores internacionais da dança contemporânea. Debates (09 e 16 fevereiro), oficinas para famílias (10 e 17 fevereiro) e ainda encontros que levarão Adolfo Luxúria Canibal e Victor Hugo Pontes às escolas do concelho, os quais assumirão o papel de Embaixadores da Dança (05 e 11 fevereiro).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?