AUTARQUIA EXECUTA LIMPEZA DAS LINHAS DE ÁGUA NOS AGLOMERADOS URBANOS

Limpeza de 15 cursos de água num total de 8600 metros, na Ribeira da Costa, Ribeiro de Couros e Rio Selho.

No âmbito das atribuições do Município de Guimarães iniciaram esta segunda-feira, 25 de fevereiro, os trabalhos de limpeza das linhas de água nos aglomerados urbanos.

As intervenções são feitas de acordo com as normas da Agência Portuguesa do Ambiente, de modo a preservar a vegetação e fauna autóctone, removendo a vegetação exótica e invasora existente no leito e margens, removendo ainda árvores caídas, resíduos e obstruções e assoreamento que impedem o escoamento ou dificultam o acesso ao rio, de modo que os rios e as ribeiras apresentem um bom aspeto ecológico.

Estas limpezas permitem garantir condições de escoamento dos caudais líquidos e sólidos (areia, lama e sedimentos) em situações hidrológicas normais ou extremas, minimizar o risco para pessoas e bens em situações de cheias, diminuir os riscos de erosão dos taludes e, consequentemente, o assoreamento das linhas de água, manter árvores e arbustos, não infestantes nas margens a vegetação herbácea dos taludes.

Após a limpeza pretende-se que a água e as margens estejam com melhor qualidade, com margens naturais ou naturalizadas, ao longo do leito e a biodiversidade no ecossistema.

Nesta fase são objeto de limpeza 15 cursos de água num total de 8600 metros, na Ribeira da Costa, Ribeiro de Couros e Rio Selho.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?