AUTARQUIA INAUGUROU O ANO LETIVO 2018/2019

 

Ao final desta manhã de terça-feira, dia 11 de setembro, a Câmara Municipal realizou a cerimónia de abertura do ano escolar 2018/2019 no concelho de Guimarães, na Escola Básica do 1.º Ciclo da Nossa Senhora da Conceição, no Lugar da Nossa Senhora da Conceição.

Serão cerca de 18 mil alunos que vão estudar nas escolas da cidade-berço, repartidas pelo pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, mais a Oferta Formativa nos vários estabelecimentos de educação/ensino existentes no território concelhio.

Este é um número que desceu em comparação ao ano transato. Adelina Paula Pinto, vereadora com o pelouro da Educação, explicou que a autarquia tenta “combater” o abandono escolar com a melhoria da qualidade das escolas. O presidente da Câmara, Domingos Bragança, referiu que é a Oferta Formativa que faz com que “as famílias fiquem em Guimarães” e por isso, o município tem que “dar prioridade às condições materiais”, “mesmo que a administração central falhe”, exemplificando com o caso da Escola das Taipas, que foi construída de raiz, e que ainda não teve ajuda orçamental por parte do Governo. “Queremos a Educação como referência. É pela escola que temos a nossa visão do futuro”, disse o executivo.

Quando às Ofertas Educativas, o concelho passa a ter mais programas, como o “(Re) Conhecer Guimarães”, para os alunos do 1.º e 2.º, que oferece visitas de estudo aos monumentos mais emblemáticos do Berço, ou o programa “PEGADAS”, que engloba todos os alunos e escolas públicas e privadas do concelho, um projeto que assenta na estratégia para o desenvolvimento sustentável.

Este ano, é possível verificar um aumento nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), sendo agora 1229 alunos inscritos neste projeto desenvolvido pela autarquia e ainda com 29 escolas com Componente de Apoio Família (CAF).

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?