AVH ESCLARECEU QUE DESLOCALIZAÇÃO DA FEIRA AFONSINA NADA TEVE A VER COM OS COMERCIANTES

A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) comentou a nona edição da Feira Afonsina, que decorreu na semana passada em Guimarães. Através de um comunicado, a AVH esclareceu que a deslocalização do evento para o Monte Latito nada teve a ver com os comerciantes.

Para além da mudança na edição deste ano, a AVH referiu no documento que “ao contrário do que circula nas redes sociais, os comerciantes não são contra a Feira Afonsina no centro histórico ou a favor da sua deslocalização”, mas sim que a Feira Afonsina “só tem sucesso no centro histórico com a participação dos seus comerciantes que, ao longo de muitos anos, vestiram a camisola e ajudaram a construir uma feira de sucesso”.

A AVH mencionou também que “toda a decoração e montagem no centro histórico ficou a cargo dos comerciantes não se tendo o município responsabilizado por nada”. “O único investimento feito no centro histórico foi a animação, e por iniciativa nossa, após audiência solicitada e realizada pelos representantes da AVH com o Executivo Municipal, onde evidenciamos a necessidade de existência, no mínimo, de animação no centro histórico”, apontou a associação.

Recorde-se que também o PSD emitiu já um comunicado a pedir à autarquia para “devolver” a Feira Afonsina ao centro histórico. Adelina Pinto, vereadora com o pelouro da Cultura, acredita que o Monte Latito é localização ideal para o evento.

Leia o comunicado da AVH na íntegra:

“Associação Vimaranense de Hotelaria vem, por este meio, esclarecer aos seus associados e clientes alguns pontos que têm sido difundidos erradamente quer na comunicação social e quer nas redes sociais, a saber:

  • A Feira Afonsina foi deslocalizada para a zona do Monte Latito por vontade da câmara municipal e contra a vontade da AVH e dos seus associados.
  • Após perceber a irredutibilidade da decisão do município, encetamos negociações para manter um pouco do espírito da feira que, ao longo dos últimos anos, ajudamos a construir.
  • Toda a decoração e montagem no centro histórico ficou a cargo dos comerciantes não se tendo o município responsabilizado por nada. O único investimento feito no centro histórico foi a animação, e por iniciativa nossa, após audiência solicitada e realizada pelos representantes da AVH com o Executivo Municipal, onde evidenciamos a necessidade de existência, no mínimo, de animação no centro histórico.
  • Importa reforçar que o recinto da feira foi exclusivamente no Monte Latito e a vontade expressa da organização é que passe a ser apenas e só lá.
  • Ao contrário do que circula nas redes sociais, os comerciantes não são contra a Feira Afonsina no Centro histórico ou a favor da sua deslocalização. Foi feita alguma confusão com a nossa discordância com alguns aspetos da organização dos últimos anos e a realização da feira. O que a AVH sempre fez notar é que a Feira Afonsina só tem sucesso no centro histórico com a participação dos seus comerciantes que, ao longo de muitos anos, vestiram a camisola e ajudaram a construir uma feira Afonsina de sucesso.
  • As últimas edições a Feira Afonsina foram um fracasso comercial para os comerciantes o que os desmotivou a participar. A AVH comunicou ao município as razões desse fracasso, a data a “concorrer” com o S. João e o excesso de oferta de comida e bebida e de concorrência desleal de feirantes exteriores ao centro histórico. Estes dois fatores principais, somados a um aumento de área de feira sem o respetivo aumento de investimento em animação levaram, ao fracasso das últimas edições.

Não precisam de pedir aos nossos associados que vistam a camisola em prol de um projeto que beneficia a cidade, pois isso já o fazemos todos os anos várias vezes ao ano. Não podem é pedir que os nossos associados invistam tempo e dinheiro para terem prejuízo num evento que nós ajudamos a construir”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?