BARCLAY JAMES HARVEST COMEMORAM 50 ANOS NO MULTIUSOS

Os Barclay James Harvest atuam no Multiusos de Guimarães a 18 de maio, num concerto integrado na digressão do 50.º aniversário da banda inglesa, com início pelas 21h00.

Liderados por Les Holroyd, os míticos Barclay James Harvest prepararam uma viagem retrospetiva que irá percorrer meio século de uma carreira carregada de sucessos. Para o biénio de 2019-2020 foi preparada a digressão “Retrospective – 50th anniversary Tour”, que passará por Portugal, com datas em Lisboa e Porto, para além de Guimarães.

É Holroyd que explica que os primeiros anos da banda foram “preenchidos com inovação musical”. “Os Barclay James Harvest pegaram na sua visão de canções de rock melódicas misturadas com tendências clássicas e fizeram uma digressão com uma orquestra que”, revela ainda, “foi financeiramente desastrosa”. Mas o percurso do grupo seria depois pautado por triunfos e por um declarado pioneirismo: foram o primeiro grupo a tocar num festival ao ar livre na Europa, estabeleceram uma alta fasquia para o número de bilhetes vendidos durante uma digressão continua e, em 1980, tocaram em frente de uma audiência estimada em 275 mil pessoas nas escadarias do Reichstag em Berlim Ocidental, com um número similar a escutar o concerto do lado de lá do muro que então dividia a cidade.

A banda nasceu em Oldham, Manchester, em finais dos anos 60, fruto do encontro de Les Holroyd (baixista e vocalista), com John Lees (vocalista e guitarrista), “Wooly” Wolstenholme (teclista e vocalista) e Mel Pritchard (baterista). O primeiro single surgiu ainda em 1968, mas o álbum que marcaria a estreia em grande, registo homónimo, só seria lançado em 1970, alinhando os Barclay James Harvest com a popular corrente de rock progressivo que então marcava a cena musical britânica.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?