BE aponta exemplo de Pontevedra para resolver problemas de mobilidade
Pontevedra tinha problemas semelhantes aos de Guimarães.
As candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda do Distrito de Braga visitaram, nesta segunda-feira, o município de Pontevedra, na Galiza, Espanha, a fim de conhecerem a revolução na mobilidade urbana realizada ao longo dos últimos 20 anos. O candidato à Câmara de Guimarães Luís Lisboa esteve presente e salientou que este é “um bom exemplo de território pensado para as pessoas”.
“Pontevedra deparava-se com problemas semelhantes aos do concelho de Guimarães: engarrafamentos, fraca qualidade do ar, acidentes rodoviários e migração das pessoas do centro da cidade para as periferias”, refere o comunicado do BE. O objetivo do plano de mobilidade era a retirada dos automóveis do centro da cidade, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, facilitando principalmente a circulação de crianças e pessoas com mobilidade condicionada, afirma o BE sobre a experiência galega.
“A autarquia galega implementou várias medidas para a “domesticação do automóvel”, através do planeamento do tráfego. Construiu parques de estacionamento de periferia, limitou o estacionamento de superfície a 15 minutos, para apoio ao comércio local, e fixou a velocidade máxima de 30km/h em todas as estradas municipais”, referem.
No final da visita, Luís Lisboa destacou a importância do “planeamento da mobilidade a pensar nas pessoas para a criação de espaços de fruição e sociabilização”. O candidato bloquista lamenta que “apesar da existência de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que atribui prioridade à circulação pedonal, clicável e através de transportes coletivos, as obras municipais continuam a privilegiar o alcatrão para os automóveis”.
“Apesar da resistência popular inicial, normal às mudanças na circulação urbana, os resultados atingidos são muito positivos. As ruas centrais passaram de 4000 para 400 carros por dia”, diz o BE sobre o plano implementado em Pontevedra, “as crianças vão a pé para a escola, brincam tranquilamente nas praças e, nos primeiros anos, o comércio local triplicou o volume de vendas”, acrescentam.
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