Biblioteca Escolar inaugurada no Centro Escolar de Urgezes

Novo espaço privilegia a leitura e completa este edifício escolar.

© Direitos Reservados

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou na passada semana a Biblioteca do Centro Escolar de Urgezes, numa sessão que contou ainda com as presenças da Vereadora da Educação, Adelina Pinto, do presidente da Junta de Urgezes, Miguel Oliveira, da diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Cristina Silva, da diretora da Biblioteca Municipal Raul Brandão, Juliana Fernandes e do coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, Rui Festa. 

O novo espaço disponibiliza livros de todas as áreas de conhecimento, com uma sala de leitura informal.




Domingos Bragança destaca a aposta da Câmara Municipal na área da edução ao proporcionar as melhores condições para as crianças vimaranenses, evidenciando a importância da leitura. “É muito importante ler livros para aumentar o conhecimento. As crianças sonham com determinados objetivos e muitos desses sonhos podem ser melhor concretizados através da leitura e, por isso, devem aproveitar este espaço para consultar os livros que estão à vossa disposição”, assinalou Domingos Bragança nas palavras que dirigiu aos alunos do Centro Escolar de Urgezes.

A vereadora da Educação, Adelina Pinto, apontou que a Biblioteca “é um espaço de inspiração para a leitura” e incentivou os mais novos a lerem muitos livros “como uma experiência enriquecedora para a vida”. 

Por força da pandemia, a sessão contou apenas com a presença de uma turma de alunos, que ofereceram pequenas frases a todos os presentes, evidenciando a sua perspetiva da importância dos livros e da Biblioteca e ainda uma breve performance. O coordenador da Rede da Biblioteca Escolar, Rui Festa, explicou que a ação desenvolvida foi da inteira responsabilidade das crianças. “Escreveram pela própria cabeça e isso demonstra o carinho que têm pela biblioteca”, apontou.

Em representação da Junta de Freguesia, Miguel Oliveira assinalou a evolução das infraestruturas o Centro Escolar de Urgezes. “Há sempre coisas para melhorar, mas esta escola está cada vez mais fantástica e com melhores condições para as crianças e professores. O próximo passo será a cobertura do recreio, a começar no final das aulas deste ano letivo”, referiu.

A criação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, assumida pelo município de vital importância, complementa o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. No concelho de Guimarães, existem 52 Bibliotecas Escolares (Escolas Secundárias – 4; Escolas Básicas 2,3 – 14 e Escolas do 1º Ciclo – 34). 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?