Economia Inovação & Fábrica do Futuro
BIG conjuga-se no feminino

Sérgio Godinho vai ser um palestrantes.

barra_big_2

O evento vai decorrer em vários espaços em Guimarães, de 23 de outubro a 31 de dezembro de 2021 e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras em torno da ilustração.

Na terceira edição da Bienal de Ilustração de Guimarães vai ser editada uma versão ilustrada inteiramente por mulheres d’ Os Lusíadas. A ilustração também irá chegar às escolas através da realização de oficinas.

A terceira edição da Bienal de Ilustração de Guimarães torna a colocar o ilustrador regressa em outubro de 2021. “Este ano com um papel preponderante das mulheres, com o prémio carreira e esta versão d’ Os Lusíadas ilustrada por mulheres”, adiantou a vereadora da cultura, Adelina Paula Pinto.

Ilustração Luís Filipe Abreu

Além da edição da obra maior da literatura portuguesa totalmente editada por mulheres, o Prémio Carreira vai ser atribuído à cenógrafa da Cornucópia Cristina Reis. “Uma homenagem a uma grande artista”, reconhece o diretor Artístico da BIG, Tiago Manuel.

O diretor artística referiu-se ao facto de a cultura ter sido, sempre, muito marcada por homens, “Guimarães passa a ser um exemplo”, trazendo as mulheres para a ribalta.

O diretor técnico da BIG, Rui Ramos, deixou claro que a bienal vai estar muito presente nas escolas. “Para estabelecer uma ligação com as camadas mais novas, contaremos com um conjunto de oficinas que vão ter lugar em escolas do concelho”.

Adelina Paula Pinto fez questão de reforçar a importância de levar às “crianças e jovens a vertente da ilustração como forma artística de ver e reinterpretar o mundo”.

O ciclo de palestras, integradas na BIG, vai contar com o artista multidisciplinar Sérgio Godinho. De acordo com Tiago Manuel, Sérgio Godinho “tem uma ideia plural da cultura, tendo conhecido nomes como Ângelo de Sousa, Cristina Valadas e Cristina Sampaio”. Outros palestrantes serão a jornalista e crítica literária Sara Figueiredo Costa, e o investigador na área da biologia, João de Sousa Santos.

A apresentação do programa foi também o momento escolhido para a abertura das inscrições para Prémio Nacional BIG. Trata-se de um concurso nacional dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais. Os artistas têm até 31 de maio de 2021 para submeter os trabalhos. O vencedor da edição de 2019, André Letria, vai ter alguns dos originais expostos na edição deste ano.

Partilhar

PUBLICIDADE

Arcol

MAIS EM GUIMARÃES