fbpx

BLOCO DE ESQUERDA DEFENDE PLANO DE EMERGÊNCIA PARA O SETOR TÊXTIL

O Bloco de Esquerda promoveu, na manhã desta segunda-feira, uma conferência de imprensa com Pedro Soares, deputado na Assembleia da República eleito pelo circulo eleitoral de Braga, Sónia Ribeiro, deputada na Assembleia Municipal de Guimarães, e Ana Rute Marcelino, candidata do Bloco ao Parlamento Europeu.

Pedro Soares afirma que a situação no setor é “preocupante”, tendo em conta que o Grupo Inditex está a “deslocalizar a produção para mercados com mão de obra mais barata, coma Tunísia, Turquia e Marrocos”, colocando em causa a viabilidade de “muitas pequenas empresas em Guimarães, Fafe, Vizela e Póvoa de Lanhoso, mas também em Barcelos, Braga e Vila Verde”. No entender do deputado bloquista, o objetivo desta decisão da Inditex é “pressionar as empresas portuguesas a diminuir os custos do trabalho”, provocando “problemas económicos e sociais graves na região”.

O dirigente bloquista denuncia ainda a política de apoio às empresas que “atribuem financiamento no âmbito do Portugal2020, mas que não é feita qualquer exigência em termos da manutenção dos postos de trabalho”. Por isso, Pedro Soares defende “políticas públicas que permitam a alteração da economia local, através da modernização da produção”, bem como um plano de emergência para o setor.

“Levaremos ao Parlamento propostas concretas que permitam a continuidade da laboração em tempos de interrupção da produção, através da formação dos gestores e dos trabalhadores, um plano alargado de regularização de dividas e uma linha de crédito para atender a situação de emergência”, acrescenta.

Sónia Ribeiro refere que esta situação “afeta na maioria mulheres, que são a camada da população mais vulnerável à pobreza” e deu alguns exemplos como a “Fermir que suspendeu a produção com 8 a 12 micro empresas, com 5/6 trabalhadoras cada” e a “Polipique que reduziu a produção em 80%”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?