BRIGADA VERDE DA COSTA ASSUME MISSÃO DE LIMPEZA NA MONTANHA DA PENHA

Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães, destaca a “educação ambiental” como um fator determinante para prosseguir o caminho do desenvolvimento sustentável.

 

 

Está lançada mais uma Brigada Verde no concelho de Guimarães, desta vez com a Junta de Freguesia da Costa a reunir a comunidade, no âmbito do projeto Guimarães Mais Verde que pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no território. Dezenas de pessoas, entre os quais escuteiros, representantes da Associação de Pais e Alunos da EB1 de São Roque, marcaram presença neste primeiro momento da nova Brigada Verde, com a plantação de árvores de fruto, nos jardins da Pousada de Santa Marinha da Costa, este sábado, 17 de novembro.

A sessão contou com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, do Presidente da Junta, Carlos Coimbra e ainda do Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino.

O plano de ação da Brigada Verde da Costa contempla várias atividades, com destaque para a sensibilização da comunidade em geral para a sustentabilidade ambiental, através de trabalhos elaborados pelas crianças, e ainda a limpeza da Montanha da Penha.

Domingos Bragança apontou a “educação ambiental” como “fundamental” para o desenvolvimento sustentável, enaltecendo o envolvimento das escolas e dos escuteiros. “Este caminho tem de ser feito através da alteração de comportamentos e, nesse sentido, as nossas crianças têm um papel importante porque começam na escola e levam essa mensagem para casa, onde transmitem aos pais e aos avós os cuidados necessários na preservação do ambiente, a começar pela separação de resíduos”, salientou o Presidente da Câmara de Guimarães. O edil está confiante que, em breve, cada freguesia do concelho terá a sua Brigada Verde, na sequência de uma aposta assumida por Domingos Bragança, sendo apreciada na avaliação da União Europeia pela capacidade de envolver a comunidade.

O Presidente da Câmara aproveitou a apresentação da Brigada Verde da Costa para voltar as atenções à Montanha da Penha. “Vamos ligar o Parque da Cidade ao topo da Penha, ocupando toda a mancha e os trilhos, com o objetivo de termos um Parque da Cidade extenso e a contemplar esta natureza”, expressou Domingos Bragança.

O Presidente da Junta de Freguesia da Costa, Carlos Coimbra, fez questão de realçar que um dos principais desígnios desta Brigada Verde será limpeza da Penha, através de iniciativas que envolvam a comunidade local.  Foram apresentadas já algumas linhas gerais da ação a desenvolver, nomeadamente a promoção de uma campanha para despertar a consciência da população na limpeza e remoção dos dejetos caninos na via pública, a elaboração de uma árvore de natal com material reciclável, sendo que o mapa de atividades continua em aberto.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?