Na manhã desta segunda-feira, 1 de maio, foi apresentada, no Centro Escolar, a Brigada Verde da freguesia de Infantas, um evento que contou com a presença de Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Patrícia Lemos, presidente da Junta de Freguesia, e Daniel Oliveira, coordenador da Brigada Verde.

Antes da partida para a caminhada, e nas intervenções protocolares, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, agradeceu, em nome do Município de Guimarães, a todos quantos contribuíram para a constituição de mais uma Brigada Verde no concelho de Guimarães, um projeto de base cidadã que foi “um dos mais valorizados pelo júri da primeira candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia”. Para a vereadora, a defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos e um objetivo estratégico do município, motivo pelo qual considerou “muito importante” a colaboração dos cidadãos e das diversas instituições de Infantas que se juntaram à iniciativa.
“Em Guimarães, temos vindo a fazer um trabalho muito consistente no domínio ambiental, na procura de tornar o nosso território um território mais sustentável e com melhores condições para todos. São exemplos desse trabalho os projetos de educação ambiental e os programas associados à recolha e tratamento de resíduos. As Brigadas Verdes são movimentos espontâneos em que cada um de nós dá um pouco de si, e têm um efeito multiplicador, contagiam outras pessoas. É um orgulho ver hoje, aqui, esta dinâmica”, disse Sofia Ferreira.
Patrícia Lemos, presidente da junta de freguesia, relevou a importância da criação da Brigada Verde na sensibilização dos cidadãos para as questões ambientais, dizendo que, em Infantas, “a maior força é a natureza”. “Cada um de nós, nas suas pequenas ações, tem que ter presente esta filosofia de respeito pelo meio ambiente e pela natureza”, acrescentou.
A Brigada Verde de Infantas conta com o apoio da EB1 de Infantas, Associação de Pais da EB1 de Infantas, Grupo Desportivo de Infantas, Panteras de Matamá, Rancho Folclórico de Vila Nova de Infantas, bem como da Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Infantas, Laboratório da Paisagem e Vimágua.